PMI
PMI
Em 3 de julho de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí incentiva produção agrícola familiar
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

f[Há 50 anos colhendo os produtos da terra no bairro de Pachecos, seu Alci Antônio Coração, com 77 anos de idade, faz parte de um grupo de trabalhadores de Itaboraí que, há pelo menos nove anos, vêm ajudando a alavancar a agricultura familiar do município.

Atualmente, das plantações de seu Alci, cultivados seguindo as recomendações de boas práticas agrícolas, saem laranjas e aipim para os cardápios escolares. Os produtos abastecem as escolas do município e são oferecidos na alimentação escolar. Toda semana ele fornece, em média, duas toneladas de laranja pokan, lima e seleta. Além de 400 quilos de aipim.

“Fico muito feliz em fazer parte da agricultura familiar e saber que as crianças estão consumindo um produto de qualidade. Quero para os filhos dos outros o mesmo que quero para os meus. Então não coloco veneno, não posso fornecer uma coisa que não serve para nós para as outras pessoas”, disse o trabalhador e pioneiro da agricultura familiar de Itaboraí, que fornece até para o municio de Maricá. Ele lembra que, quando iniciou no programa, eram apenas três trabalhadores e que pouco a pouco foi incentivado outros produtores. Hoje, aproximadamente, 80 trabalhadores fazem parte da agricultura familiar.

vdDe acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, o interesse de produtores rurais da região tem crescido principalmente por causa do convênio firmado entre a Prefeitura e os agricultores familiares para o fornecimento de frutas, legumes e verduras para a alimentação escolar da rede de ensino municipal. Os alimentos desses produtores representam cerca de 30% do que é comprado para abastecer as escolas.

“Este é um programa do Governo Federal que veio valorizar e contribuir muito com a produção agrícola de Itaboraí. Estamos querendo ampliar o fornecimento dos alimentos dos produtores de Itaboraí para outros municípios vizinhos, porque temos potencial pra isso”, disse o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, e também engenheiro agrônomo, Renato Machado.

bgDe acordo com Senso Agropecuário de 2017, a cidade de Itaboraí tem 250 hectares de plantio de laranja e 650 hectares de plantio total. O município de Itaboraí tem uma área que, segundo Renato Machado, pode ser aumentada desde que o produtor receba o apoio necessário. “Estamos buscando oferecer ainda mais incentivos aos produtores, através de aquisição de máquinas pra poder alavancar ainda mais a produção. Com as máquinas os trabalhadores vão poder fazer reparos da terra adequadamente”, ressaltou o secretário, que não vem medindo esforços para dar a assistência técnica necessária aos produtores.

Parceria que dá frutos

bfA parceria proposta com Prefeitura é considerada positiva pelos pequenos produtores rurais. Além de complementar o orçamento das famílias, a agricultura local será mais valorizada, como também as crianças se alimentam de produtos cultivados sem agrotóxicos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, Itaboraí possui uma grande produção de aipim, laranja, abacaxi, banana, abóbora, limão e hortaliças.

Outro grande incentivo que a Prefeitura irá oferecer à produção agrícola familiar é o empréstimo de tratores, que irão proporcionar aos produtores mais agilidade na preparação da terra para o plantio dos alimentos, diminuindo o tempo da colheita. O empréstimo estará disponível já nos próximos meses.

                                                                              Para fazer parte da Agricultura familiar

gvOs interessados em aderir ao programa devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ao escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater), na Avenida Vinte e Dois de Maio 7.557, em Venda das Pedras. É preciso levar o documento da propriedade, a identidade e o CPF.

Por Marcely Figueiredo

 

 

Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável