Em 5 de julho de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Prefeitura de Itaboraí realiza demarcação da área do camelódromo
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

42276403015_e9936ddf23_z (1)A Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Interação com o Comperj; Transportes; Obras; Serviços Públicos e Segurança e Defesa Civil realizou na última terça-feira (03/07), mais uma etapa do Projeto de Ordenamento Comercial Urbano. O encontro teve objetivo de realizar a entrega do espaço físico, aonde será o camelódromo.

O secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça, esteve presente e ressaltou que a prioridade sempre será dos moradores de Itaboraí e que os vendedores cadastrados serão atendidos de forma absoluta. “Quero lembrar a vocês que teremos um posto da Guarda Municipal, na Casa do Futuro, funcionando 24 horas, proporcionando aos trabalhadores, além de segurança, condições dignas de trabalho. Sou filho de Itaboraí e entendo as dificuldades vivenciadas pela categoria, por isso, temos que pautar nossas ações e a prática ordeira”, disse o gestor da pasta.

43130646272_5a2179a1a0_zNo encontro foi entregue oficialmente aos vendedores ambulantes o trecho da Avenida 22 de Maio, que abrigará o camelódromo, e ainda foram iniciadas as demarcações da localização das barracas. Sugerida a possibilidade de sorteio dos pontos demarcados, um consenso entre a Associação de Vendedores Ambulantes e Camelôs de Itaboraí e o Departamento de Posturas, decidiu assim, por maioria da categoria, que os mesmos se organizariam por setores, de acordo com os critérios definidos pela associação com as vagas disponibilizadas.

O subsecretário de Posturas, Renato Ribeiro, ressaltou que houveram audiências públicas, onde os ambulantes, a Associação da classe, comerciantes do entorno e do trecho em questão, bem como a OAB de Itaboraí e diversas representações da sociedade civil organizada puderam interagir, e se manifestar em relação ao projeto e as mudanças. “Por decreto, a Avenida Amélia Saraiva foi transformada em passeio público, sem acesso a carros, salvo o acesso destinado ao estacionamento do Hortifruti, pré-existente no local. Um ambiente que cada um poderá ter o seu espaço adequado para vender seus produtos, fomentando a renda e visibilidade dos trabalhadores, propiciando a melhoria e qualidade de vida dos nossos munícipes, ambulantes e camelôs”, afirmou Renato Ribeiro, ao lado do vereador Agnaldo Coutinho.

43130646772_2854125569_zO projeto consiste em promover o assentamento dos vendedores ambulantes que trabalham com inúmeras mercadorias, para um único ponto que abrange o trecho da Avenida 22 de Maio até a rotatória da Casa do Futuro, que fica localizada na Praça Doutor Celso Nogueira. Contendo três etapas, o projeto contemplará o máximo de trabalhadores, que realmente precisam trabalhar e são cadastrados. Assim, visando à identificação para transformar os ambulantes em microempreendedores ou microempresas, que atuarão com alvará de autorização especial atendendo as exigências legais. Convertendo o lugar em comércio popular padronizado e organizado. Frisando que as intervenções serão realizadas nos pontos de ônibus e táxis, visando a questão do fluxo de pessoas e ainda nas ruas do entorno

43130645642_8ff26d39ea_zO camelô Otacílio Valentin relatou que reunir o camelódromo em só lugar vai melhorar para todos. “Vendo minhas laranjas há 26 anos e vejo neste projeto um benefício para todos nós. O bom é que vamos ter um endereço certo para vender nossos produtos”, afirmou Otacilio.

De acordo com o vice-presidente da Associação de Vendedores Ambulantes e Camelôs de Itaboraí, Henrique Azevedo, o acordo entre as três partes, sendo Associação, associados e o Poder Executivo está sendo viável principalmente por deixar claro que não há concorrência injusta de pessoas de fora, impedindo o morador de ganhar o seu dinheiro. “Acredito que vai ficar tudo certo e vamos ficar bem no lugar decidido. Que possamos sempre priorizar o diálogo entre as partes”, falou Henrique Azevedo.

Por Sabrina Peres

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável