Em 9 de julho de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Aulas de violão diversificam atividades do Pelc em Itaboraí
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

29429024918_ab0b8097c2_zQuem passa em frente à Paróquia São Francisco de Assis, na Rua Domingo Sales, em Apolo II, nos horários das aulas de música se encanta com o som da melodia das cordas dos violões, vindos das aulas de música do Programa Esporte e Lazer da Cidade – Pelc. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis).

As modalidades têm objetivo de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer, envolvendo todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência. Além de estimular a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias.

28429503667_3b9c929f64_zE não é só a música que encanta no local. Quem assiste as aulas de violão do professor Bráulio Schimidt, fica impressionado com o carinho, compromisso e dedicação que o profissional tem com as aulas e seus alunos. Tamanha dedicação se reflete nos números. Para as suas turmas, que tem aulas de violão para iniciantes e módulo básico, são 183 alunos inscritos e de todas as faixas etárias.

“Procuro fazer uma aula bem divertida, agradável e dar atenção a todo mundo. O que quero é fazer a inclusão por meio da música, treinar o ouvido de cada um dos meus alunos, variar ritmos, escolher com eles repertórios e preparar apresentações. Fico feliz quando vejo um aluno que chegou aqui sem saber nada e hoje já conhece as cifras e toca muito bem, isso pra mim não tem preço”, disse o professor.

28429502247_6588f81d57_zPara fazer parte de sua turma não é necessário ter o instrumento musical. O Programa Esporte e Lazer da Cidade de Itaboraí disponibiliza todo material necessário para o aprendizado. Este foi o incentivo para a Kayllane Moura, 10 anos se inscrever nas aulas. Desde fevereiro ela vem frequentando as aulas de violão. A aula mais nova da turma encontrou nas aulas de música motivos suficientes para fazer planos para o futuro.

“Eu gosto muito de tudo que aprendo aqui, não sabia nada quando cheguei e com a ajuda do professor já estou sabendo várias coisas. Eu vi na música uma oportunidade para meu futuro. Quero continuar me aperfeiçoando cada vez mais, quero muito aprender para quando for adulta ser música”, revelou Kayllane seus sonhos para o futuro.

E as aulas de violão não atraem somente as crianças. Com seus 54 anos de idade, dona Rosilda Maria Pinto Mesquita de Barros, exibe com orgulho seu próprio violão. Ela foi incentivada por seus dois filhos, todos músicos, a entrar para este mundo musical.

28429504617_a119f19cbb_z“Aqui nas aulas eu não só aprendo e toco. Tem outra coisa muito mais importante. Eu faço amigos. Gosto bastante de tudo que aprendo aqui e não falto às aulas por nada, me encontrei nas aulas de violão e minha família está muito feliz”, ressaltou dona Rosilda.

De acordo com a coordenadora do Pelc do núcleo de Apolo II, Raíza Pereira Neves, outras atividades esportivas também fazem parte das ações no bairro. Além das aulas de violão, também são oferecidas para a comunidade aulas de ginástica, vôlei, taekwondo, jogos de tabuleiro e futsal. Para participar basta comparecer nos locais e horários das aulas para preenchimento da ficha cadastral. Lembrando que é tudo gratuito.

Confira abaixo os locais e horários das aulas:

Quadra da Escola Municipal Antônio Alves Vianna

Rua Projeta I, Quadra 4, em Apolo II

Ginástica 9h

Vôlei 8h às 16h

Paróquia São Francisco de Assis

Rua Domingo Sales, em Apolo II

Taekwondo 8h às 16h

Jogos de tabuleiro 8h às 16h

Violão 15h às 19h

Futsal 8h às 16h – Quadra da Escola Municipal Antônio Alves Vianna

Paróquia São Francisco de Assis