Em 10 de julho de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí capacita profissionais de Saúde para aprimorar o pré-natal
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

42421539115_223e9b7503_z (1)Itaboraí iniciou neste mês de junho uma série de capacitações que irá acontecer em todas as 35 Unidades de Saúde da Família do município, destinado às equipes de profissionais atuantes em cada uma das unidades. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo Condutor da Rede Cegonha e vai capacitar, em média, 400 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde.

Esses encontros têm como objetivo esclarecer dúvidas e planejar conjuntamente ações para o melhor acompanhamento da gestante, da puérpera e das crianças de 0 a 2 anos, que são atendidas nas unidades. Além de despertar nos técnicos, uma atenção especial, para que preparem as gestantes e seus acompanhantes para o momento do parto e nascimento do bebê.

43325496761_7890d4dcc9_z“A partir de julho, os técnicos do Grupo Condutor da Rede Cegonha estarão realizando monitoramento nas Unidades de Saúde, através de rodas de conversas com os profissionais das unidades. Acreditamos que com essas ações teremos, a médio prazo, um impacto importante na qualidade do pré-natal, do parto e nascimento, como também no acompanhamento das crianças de 0 a 2 anos e no diagnóstico e tratamento da sífilis no município”, disse a coordenadora da Rede Cegonha, Cristiane Feitosa.

Sobre a Rede Cegonha:

42421539255_f838ca83be_zA Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez. Ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudável.

Para planejar, executar e avaliar as ações da Rede Cegonha foi implantado o Grupo Condutor Municipal da Rede Cegonha, que contempla profissionais das áreas Técnicas da Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Vigilância Epidemiológica e da maternidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior.

Por Marcely Figueiredo

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável