Em 31 de julho de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Prefeitura de Itaboraí retoma obras de creche em Itambi
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

43025760654_7afb712087_zA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação retomou no início deste mês de julho, as obras de construção da creche no bairro João Caetano, em Itambi. A obra é uma parceria da Prefeitura, com o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e iniciou no ano de 2014, ainda na antiga gestão municipal.

Em mais uma visita à unidade, na manhã da última segunda-feira (30/07), uma comitiva formada pelo secretário municipal de Educação, Marcos Dias; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Thaís Motta; a assessora pedagógica da coordenação de Educação Infantil, Gabriela Reis e a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Roberta Teixeira realizou uma inspeção nas dependências da unidade.

Segundo o gestor da pasta, Marcos Dias, no ano de 2017, os técnicos do FNDE vieram fiscalizar a obra e constataram inconsistências na estrutura do prédio. “Dentre as incoerências estavam o desenho da construção. Com isso, a Prefeitura teve que apresentar novas plantas para dar continuidade às obras. A antiga empresa abandonou as obras em 2016 e tivemos que realizar um novo processo de licitação”, disse Marcos.

43742138891_891bd5cab4_zAinda segundo o secretário, a previsão é que a unidade seja entregue à população no início do ano letivo de 2019 e com aproximadamente 250 crianças atendidas. “Por determinação do prefeito, Dr. Sadinoel Souza, temos o compromisso de concluir todas as obras que forem possíveis e permitidas pelo Governo Federal. Com a continuação e término deste equipamento educacional poderemos atender ainda melhor a população de Itambi, com um espaço adequado, ambiente arejado e com prédio próprio, sem custo de aluguel aos cofres públicos”, frisou Marcos.

Chamados de Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), a nova unidade conta com oito salas de aula; recepção; secretaria; direção; sala de professores; sanitários masculinos e femininos; copa; depósito de materiais de limpeza; vestiário masculino e feminino; despensa; cozinha; lactário; área de serviço; fraldário; solário (local descoberto reservado ao banho de sol); sala de repouso; sala multiuso; sanitário para alunos com necessidades especiais; sala de apoio à informática; pátio coberto; playground e castelo d’água (reservatório de água).

43742137601_cb5db07205_zA construção ocorre no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). O terreno conta com uma área de 5.072,00 m², sendo 1.118,48 m² de área construída. Atualmente 11 funcionários estão trabalhando na obra, na parte de iniciação das bases do muro, limpeza e retirada de entulhos, para efetivamente começar a retomada interna da construção.

Feliz com o retorno das obras, a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Roberta Teixeira ressaltou que o equipamento educacional é um espaço de qualidade, pensado exclusivamente para o público infantil.

43025761254_61067e4edc_zProinfância

O Governo Federal criou o Proinfância por considerar que a construção de creches e pré-escolas, bem como a aquisição de
equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, são indispensáveis para a melhoria da qualidade da Educação. O programa foi instituído pela Resolução n°6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. Seu principal objetivo é prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública.

Educação Infantil

Atualmente, Itaboraí conta com 19 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), atendendo crianças de 2 a 5 anos e mais 48 escolas com Educação Infantil, com crianças de 3 a 5 anos. Assim, totalizando aproximadamente 5 mil alunos.

Por Thaís Azevedo

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável