Em 2 de agosto de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Projeto Ronda Musical chega às escolas municipais de Itaboraí
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

43067986694_7fc1e45ce1_zA Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil por meio da Banda da Guarda Municipal de Itaboraí em parceria com a Ronda Escolar realizaram na última quarta e quinta- feira (31 e 01/08), na Escola Municipal Arquimedes de Andrade, em Ampliação o Projeto Ronda Musical. Destinado aos alunos da rede municipal de ensino, tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância do trabalho da Guarda Municipal da cidade.

O Ronda Musical foi elaborado para conscientizar e demonstrar as diversas funções da Guarda e ainda diferenciar as funções do guarda combatente do guarda músico e também da Polícia Militar.

Foi explicado aos alunos que os Guardas Músicos promovem a aproximação dos estudantes com a música e os instrumentos.  A Guarda Municipal de Itaboraí é uma das poucas que possui músicos concursados.

43067987644_bc21d42abb_z“A mentalidade da Guarda Municipal é trabalhar na prevenção e na segurança dos estudantes, formando essa integração junto à comunidade, orientando os pais, alunos e educadores com propostas de palestras, dinâmica de grupo, música, entre outras atividades. Estamos plantando para colher bons frutos.  É gratificante ver o sorriso de cada criança”, relatou a Guarda Municipal da Ronda Escolar Gabriela Teixeira.  Ela frisou que o projeto ainda irá abranger outras escolas.

No primeiro encontro o grupamento da Guarda Municipal da Ronda Escolar realizou a palestra sobre trânsito, ressaltando os valores que contribuem para um trânsito melhor e ainda vídeos educativos sobre a diferença do Guarda Municipal e a Policia Militar. Finalizando as crianças puderam participar de uma dinâmica com figuras e cartazes produzidos pelos alunos com o tema discutido.

29914111438_5f05f14365_zO aluno do 5° ano da rede municipal de ensino, Gustavo Moreira, ressaltou que os encontros do Projeto da Ronda Musical foram muito legais. “Aprendi que devemos respeitar sempre o trânsito e atravessar na faixa de segurança e se por um acaso eu me perder dos meus pais, devo procurar um Guarda para me ajudar a encontrá-los. Maneiro demais todas as músicas que a Banda tocou para nós hoje”, afirmou Gustavo Moreira.

Na quinta-feira, segundo dia do Projeto, a manhã foi recheada de música, cantorias e sorrisos  com a presença dos músicos da Banda da Guarda Municipal da cidade. Durante a palestra os músicos apresentaram a Banda para os alunos, a função de cada instrumento, o som que cada um faz e a importância do conjunto de instrumento na formação de uma banda. Ainda realização uma atividade de adivinhação.

De acordo com o maestro Carlos Alberto Oliveira, a proposta é fomentar o lado cultural e ainda o interesse dos alunos pela música. “É de suma importância ter atividades como estas nas escolas na cidade. Hoje recebi uma carta de um dos alunos e dizia que ele estava feliz pela Banda estar presente trazendo alegria e música. Isto sim é gratificante para toda nossa equipe”, disse o maestro.

Por Sabrina Peres

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável