PMI
PMI
Em 3 de agosto de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Programa Saúde do Idoso de Itaboraí é pioneiro na região
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

41999960350_73bc5c63e4_z (1)De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, três em cada quatro idosos têm alguma doença crônica no país. Segundo o último censo, realizado no ano de 2010, o município de Itaboraí, possui cerca de 22.492 idosos. Destes, 300 são acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde do município, com diagnóstico ou hipótese diagnóstica para síndromes demenciais e Parkinson.

Pioneiro na região, Itaboraí é referência em atendimentos especiais personalizados aos idosos por meio do Programa Saúde do Idoso, da Subsecretaria de Atenção Básica. O Programa consiste em oferecer uma atenção especial à saúde ao idoso.

O Programa Saúde do Idoso possui um ambulatório multidimensional, prestando assistência interdisciplinar à pessoa idosa, por meio de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades realizadas no Centro de Convivência, potencializando o envelhecimento ativo dos integrantes e contribuindo para a construção de uma melhor qualidade de vida.

28872639467_8b500c4fe6_z (1)Ao serem encaminhados para o Programa, os portadores de Alzheimer e Parkinson passam por triagem funcional e recebem um plano de cuidados personalizado para cada caso. Todos fazem avaliação com assistente social, enfermeira, fisioterapeuta e são submetidos a uma ampla avaliação geriátrica, fonoaudióloga, nutricional e psicológica, incluindo a aplicação do mini-exame do estado mental, como ferramenta de auxílio diagnóstico para alterações cognitivas. Com o plano de cuidados estabelecido, os pacientes são acompanhados e cuidados pelo ambulatório da pessoa idosa, sendo inseridos nos programas e grupos de estimulação cognitiva.

De acordo com a coordenadora do Programa do Idoso, Maria Aparecida do Nascimento Coelho, todo trabalho é realizado priorizando os direitos da pessoa idosa e a manutenção de sua autonomia e independência.

42000143770_5e4fdd70af_z“Buscamos contribuir para que mais idosos alcancem a longevidade com qualidade de vida. Além disso, é essencial que o acompanhamento ao Idoso seja pensado de forma estratégica, que possibilite um bom planejamento das ações de prevenção, promoção e recuperação de sua saúde”, comentou a coordenadora.

Os serviços do ambulatório também são estendidos as famílias dos cuidadores dos idosos, que passam a fazer parte do Grupo de Apoio ao Cuidador e Família. Ele acontece mensalmente e reúne os responsáveis pelos pacientes para discutir, sempre com um especialista, temas relacionados à realidade do dia a dia dos idosos.

“Minha esposa faz parte do Programa Saúde do Idoso há 10 anos e é muito bem assistida. Quem cuida dela sou eu e aqui encontro muito apoio. Nos Grupos de Apoio ao Cuidador aprendo vários assuntos como prevenir doenças e cuidar melhor da minha companheira”, comentou o Sr. Antônio Lopes, 72 anos, morador de Sambaetiba.

29939224398_823375d79e_z (1)Dona Margarida Cesário Souza, de 83 anos, gosta muito da atenção que recebe da equipe do ambulatório. “Me sinto muito bem aqui e com o carinho que recebo das profissionais que me atendem. Adoro o grupo de dinâmica e estimulação, me sinto muito bem”, ressaltou a paciente.

Por Marcely Figueiredo

Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável