Em 5 de setembro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí recebe nadador paralímpico Clodoaldo Silva

43586215045_b4e8da2221_zNa noite da última terça-feira (04/09), o anfiteatro do Colégio Adventista, em Itaboraí recebeu o mais premiado dos nadadores paralímpicos do Brasil, Clodoaldo Silva, para uma palestra motivacional gratuita destinada a alunos, professores e público em geral. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com a unidade escolar.

Durante a conversa, Clodoaldo falou da sua vida profissional e pessoal, desde o início da sua vida, em Natal, no Rio Grande do Norte. Sua história de vida começou quando sofreu uma paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, o que afetou a mobilidade de suas pernas e sua coordenação motora. Sua vida passou a ter a natação como sentido principal como processo de reabilitação, no ano de 1996, também em sua cidade Natal.

Quatro anos depois, já conquistava suas primeiras medalhas em Jogos Paralímpicos. Em três participações em Jogos Parapan-Americanos, conquistou cinco medalhas em 2003 em Mar del Plata, oito em 2007 no Rio de Janeiro e seis em 2011 em Guadalajara. Nos três Campeonatos Mundiais que disputou, totaliza nove medalhas.

43586215525_166215a8a9_zSuas performances lhe valeram o título de Recordista Brasileiro de Medalhas de Ouro na disputa de Paralimpíadas, ao acumular treze medalhas, sendo seis de ouro, passando a ser conhecido como o Clodoágua. Somente nos Jogos de Atenas 2004, conquistou seis medalhas de ouro e uma de bronze.

“Tive muitas dificuldades na vida, mas sempre fiz tudo dentro das minhas limitações. Sempre fui descolado, alegre e perseverante. Temos que agarrar as oportunidades e quando não acontecer, temos que criá-las. Nunca dei um de coitadinho, sempre corri atrás dos meus sonhos. Decidi ser campeão no esporte e principalmente na vida. E se eu consegui, todos vocês podem fazer o mesmo”, disse Clodoaldo, conhecido também como tubarão de ouro.

Clodoaldo também falou sobre seu maior ídolo no esporte, o piloto brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna. E ainda seu ídolo na vida, sua mãe, dona Maria das Neves. “Quando criança eu o via competindo, ganhando as corridas, e dando voltas com a bandeira do Brasil. Por isso amo ainda mais o meu país e tenho orgulho de ter conquistado tantas medalhas para o Brasil. E minha mãe, essa foi o meu maior alicerce em casa, juntamente com meus irmãos”, frisou, agradecendo ainda a oportunidade de palestrar no município.

43777895814_e94340ab6a_zO prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza ficou emocionado com a palestra e destacou que perto do que Clodoaldo Silva e outros atletas paraolímpicos passaram, os nossos problemas não são nada.

“O que podemos resumir é que se a gente não conseguir transformar o mundo, que não deixemos o mundo nos transformar. Temos muito a realizar no município e conto com a ajuda de todos. Nunca é tarde para começar e recomeçar. Obrigado pela presença de todos e por este encontro surpreendente”, disse o chefe do Executivo, ao lado do jogador de futebol de amputados e tricampeão mundial pela seleção brasileira da modalidade, Fernando Maldonado, também morador de Itaboraí.

O secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Fernando Roscio, destacou que este encontro faz parte do ciclo de palestras oferecidas gratuitamente a população. Ao todo já foram três palestras, sendo com Bernardo Rocha de Rezende, conhecido como Bernardinho do vôlei, ex-técnico das seleções brasileiras masculina e feminina de vôlei; Martha Rocha, ex-delegada de polícia e deputada estadual e finalizando com Clodoaldo.

43777896344_4628b69f40_z“Só tenho a agradecer esta parceria com o Colégio Adventista e a presença de vocês. Este encontro encerra o ciclo de palestras deste ano, mas em 2019 vamos continuar com outras personalidades, sempre com o intuito de trazer experiências, conhecimentos e motivação para Itaboraí. Vale ressaltar que todas as palestras são gratuitas e não há custos aos cofres da Prefeitura”, disse Fernando.

O evento contou ainda com a participação do atleta paraolímpico e amigo de Clodoaldo, Anderson Lopes, que passou por diversas modalidades, entre elas, natação, mas foi encontrar seu maior potencial no lançamento de disco. Ele disputou os Jogos Paralímpicos de Atlanta (1996) e Sydney (2000) e conquistou medalha de bronze, no lançamento de disco, em cada uma delas. E participou de diversas competições internacionais, com conquistas de medalhas.

Presente ao evento, a educadora física, Michelle Gomes, 32 anos e moradora do Rio Várzea ressaltou que ficou sabendo da palestra por meio das redes sociais da Prefeitura, e logo se interessou a ir. “Como educadora física foi de suma importância, pois também lido com pessoas portadoras de deficiências. E também na minha vida pessoal, visto que a garra e superação de Clodoaldo é um exemplo de vida para todos nós. Gostei bastante”, disse Michelle.

O evento contou ainda com a presença de secretários municipais, vereadores, equipe de funcionários do Colégio Adventista, entre outros.

Por Thaís Azevedo

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável