Em 6 de setembro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí está atualizando seu ItaDados

CAPA ITADADOSItaboraí está a um passo de lançar a segunda edição do ItaDados, seu livro de informações técnicas e estatísticas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, que desde junho de 2017 vem trabalhando para o lançamento do manual do município, como material integrante da etapa 2 da Revisão do Plano Diretor.

O ItaDados vem com uma proposta de atualização a cada 5 anos. No momento encontra-se em fase final de diagramação, com previsão de lançamento para dezembro de 2018. Nele, aproximadamente 293 páginas, onde estão registradas todas as informações da cidade, desde o início de sua história a nova fase, com a chegada do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – Comperj. Os dados e informações se distribuem por capítulos, passando pela caracterização do município aos seis temas de desenvolvimento: humano, socioambiental, socioeconômico, rural, urbano e ainda integração de território.

“Este diagnóstico é o resultado da leitura técnica realizada pela equipe de profissionais do município e da leitura comunitária, com as contribuições da comunidade local em audiências públicas, que gerou este documento contendo dados estatísticos, informações e análises demonstrativas sobre o município com a finalidade de identificar suas características, problemas e potencialidades locais, para orientar prioridades nos desafios encontrados, e aplicar com eficácia as políticas públicas necessárias”, explicou a Arquiteta e Urbanista responsável pelo ItaDados, Raquel Nunes Moura Mesquita.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, a primeira edição do ItaDados foi publicada em 2007 e já encontrava-se bastante desatualizada. Nesta segunda edição, o livro ganhou mais ilustrações, mapas e gráficos, está didático, com linguagem simples e acessível. Ao todo são 293 páginas, 99 fotos, 38 mapas, 87 tabelas e 78 gráficos. Além de registros de indicadores, potencialidades, desafios, índices, informações sobre vegetação, hidrografia, densidade de ocupação, uso do solo, escolas municipais, estabelecimentos de saúde, patrimônios históricos e culturais, vias pavimentadas e não pavimentadas. E ainda os condomínios horizontais e principais acessos, por exemplo. Tudo levantado a partir das 40 reuniões com as comunidades realizadas, por meio de audiências públicas para elaboração da Revisão do Plano Diretor.

Ainda de acordo com o Meio Ambiente e Urbanismo, serão aproximadamente 300 exemplares impressos. Além da versão online, que estará disponível para consulta nas escolas, bibliotecas, páginas oficiais e demais locais públicos para consulta da população.

Por Marcely Figueiredo

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável