Em 10 de setembro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Hospital de Itaboraí lança sistema de ouvidoria informatizada

30725399108_93bdaa4d72_zEm Itaboraí, o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, localizado em Nancilândia, está com um importante instrumento de interação com o cidadão. É a Ouvidoria, que começou a atender de forma totalmente informatizada no dia 03 de setembro e vem fortalecendo a participação popular nas demandas da unidade hospitalar.

No posto de atendimento, conhecido como Ouvidor Sus, localizado no primeiro andar do próprio Leal Junior, os pacientes e familiares podem registrar suas manifestações (sugestões, reclamações, solicitações, denúncias e elogios). Todas as demandas, que antes eram registradas de forma manual, agora são gravadas no sistema informatizado e encaminhadas diretamente para a Secretaria de Saúde, que prontamente fica ciente das demandas e assim, podendo ser solucionadas o mais breve possível.

De acordo com a diretoria, a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde – Sus, da Secretaria Municipal de Saúde, neste novo formato o paciente recebe um protocolo de sua manifestação e de forma online, poderá ter acesso à resposta de sua demanda em sua própria residência. As manifestações são Interligadas ao Ministério da Saúde, responsável em propor uma maior interação entre os usuários do SUS e o poder executivo, permitindo avaliação contínua da qualidade das ações dos serviços prestados, subsidiar a gestão nas tomadas de decisões, na formulação de políticas públicas, bem como o aperfeiçoamento da gestão dos serviços ligados ao setor no município.

“Estou aqui disponível para ouvir os pacientes e seus familiares, auxiliando para a construção de um padrão de atenção por meio de uma escuta humanizada, reforçando a participação popular e o controle social para o fortalecimento da gestão”, comentou a ouvidora Gilmara Almeida, comentando ainda, que muitas vezes, recebe até mesmo pacientes que buscam apenas uma palavra amiga ou um conselho.

As considerações ao sistema de Ouvidoria do Sus podem ser feitas no próprio Hospital Desembargador Leal Junior, em Nancilândia, das 8h às 17h.

Por Marcely Figueiredo / Foto Sandro Giron

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável