Em 13 de setembro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Centro Pop reativa Biblioteca Solidária

43918679494_3515d9f68e_zNa manhã da última quarta-feira (12/09), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou a reativação da Biblioteca Solidária do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop. O evento contou com a participação da contadora de histórias da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, Susana Braga, que encantou o público presente, com músicas e histórias. Proporcionando um momento lúdico e de descontração.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, ressaltou uma frase do poeta Carlos Drummond de Andrade, que diz “a vida pode até te derrubar, mas é você que escolhe à hora de se levantar”. “Não podemos nunca perder a esperança de dias melhores. Agradeço a equipe de trabalho e aos usuários que frequentam este equipamento”, disse o chefe do Executivo.

A Biblioteca Solidária foi revitalizada e atualmente conta com aproximadamente 300 obras e mais centenas de revistas. Além de livros produzidos pelos próprios usuários. Segundo a coordenadora do centro Pop, Shirley Citriniti, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, dois usuários retornaram as salas de aula. Além de vários casos de sucesso, de pessoas que voltaram ao convívio familiar, ao trabalho e outros.

44637517291_f0c64142bc_zO secretário municipal de Desenvolvimento Social, Leonidas Souza, elogiou o cuidado e zelo que os usuários têm com o Centro Pop. “Este equipamento é de vocês e por sinal, muito bem cuidado. Inclusive cumprindo as regras do local com maestria”, frisou o gestor da pasta.

O Centro Pop oferece acolhimento logo que a pessoa em situação de rua chega. Lá os usuários encontram refeições diárias e ainda desfrutam de um espaço para descanso, onde possuem a sua disposição colchonetes, televisão e livros. Os acolhidos ainda podem tomar banho, lavar roupas, participar das oficinas de estudo, com equipe formada por educadores sociais e técnicos. O Centro Pop também oferece aos usuários oficinas de artesanato, palestras orientativas com temas relacionados à saúde e bem estar.

O casal Jurandir Reis, 42 anos e Maura Helena Moura, 37 anos são usuários do Centro Pop há mais de dois anos e atualmente só tem elogios a fazer. “Aqui melhorou 100% de um tempo para cá. Somos tratados muito bem, como merecemos. Eu sou da Bahia e minha esposa do Espírito Santo, mas não temos mais vontade de irmos embora. Gostamos de Itaboraí e das pessoas daqui, que são educadas, simples e de bom coração”, disse Jurandir, que é vigia de carro, assim como sua esposa.

44637623031_193ef84f48_zO Centro Pop visa reinserir o usuário no mercado de trabalho, providências da documentação, resgate familiar e da autoestima. Além da valorização do ser humano, dentre outros.

Por Thaís Azevedo

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável