Em 13 de setembro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Casa de Cultura celebra 208 anos

Banner exposição 17 de setembro pequenoA Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí, comemora 208 anos e receberá na próxima segunda-feira (17/09), a partir das 18h, com entrada gratuita, o lançamento do livro “Memórias de um Legionário”, do guitarrista Dado Villa-Lobos, da Legião Urbana. A data também marcará a abertura da exposição “Duas Irmãs”, que retratará um pouco sobre a vida e obra da Heloísa e Marieta Alberto Torres, que doaram ao Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em vida, sua produção cultural e o prédio, localizado no Centro Histórico da cidade e onde funciona a Casa de Cultura.

A data ganha ainda mais importância depois do trágico incêndio do Museu Nacional, já que Heloísa Alberto Torres foi à primeira mulher diretora daquela instituição, de 1938 a 1955. Heloísa, que nasceu em 17 de setembro de 1895, foi personagem fundamental na aquisição e gestão do acervo antropológico do Museu Nacional, que, em grande parte, foi perdido. Ela dá nome a um dos prêmios concedidos pela Associação Brasileira de Antropologia e foi uma das fundadoras do Iphan.

Vale ressaltar que o acervo das pesquisas de Heloísa, abrigado na Casa de Cultura está sendo digitalizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST. Esse material será fundamental na recuperação da memória brasileira, especialmente na questão das etnias indígenas, que foram estudadas por Heloísa Alberto Torres e Claude Lévi-Strauss, inclusive em viagens antropológicas para várias regiões do país.

A exposição “Duas Irmãs” dá destaque também à presença de Maria (Marieta) Alberto Torres, que fez uma extensa pesquisa sobre a história das famílias itaboraienses. Como lembra Aurora Ribeiro, responsável pelo acervo da Casa de Cultura há quarenta anos, “Marieta costumava dizer que era à sombra de Heloísa, mas desenvolveu um trabalho de genealogia importante para a preservação da memória de Itaboraí”, frisou Aurora.

banner dado 17 de setembro pequenoJá o livro autobiográfico, “Memórias de um Legionário”, conta detalhes da trajetória pessoal e artística do Dado Villa-Lobos, como um dos fundadores da Legião Urbana. A banda, surgida em Brasília e liderada por Renato Russo, capitaneou a onda rock nascida na capital federal, na década de 1980. Durante a programação deste dia memorável, o Coral da Melhor Idade de Itaboraí, com a participação de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentará uma homenagem ao legionário Dado Villa-Lobos.Um dos expoentes da cultura jovem brasileira, Dado vai autografar exemplares e participar de um bate-papo informal sobre seu trabalho e sua vida.

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 303, Centro.

Por Sabrina Peres

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável