PMI
PMI
Em 13 de setembro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Hospital Municipal celebra o Setembro Amarelo

43748924295_caab130eef_zSetembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio e por isso, a Secretaria Municipal Saúde, em parceria com a Associação Mahatma Gandhi, realizaram no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia, uma mobilização de conscientização.

Conhecido como Setembro Amarelo, a ação reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem, estudantes e acompanhantes de pacientes no pátio da unidade hospitalar para discutir o tema, com objetivo de chamar atenção para a problemática. E ainda alertar para a divulgação dos sinais e de que forma cada um poderá ajudar uma pessoa com pensamentos e atitudes suicidas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o suicídio é a 17ª principal causa de mortes no planeta, são 800 mil vítimas por ano, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. Para cada uma das mortes registradas, ocorrem outras 19 tentativas.

43939464244_71478f3b16_z“É um assunto que ainda hoje enfrenta muitos preconceitos e não devemos deixar de nos alertar para os sinais que a pessoa vai dando antes de cometer um atentado sobre a própria vida”, disse a gerente de qualidade e atendimento da Associação Mahatma Gandhi, Luciana Maria Costa da Silva. Ela, que há 17 anos, perdeu sua mãe vítima de suicídio, ao ter se jogado do 6º andar de um prédio.

A ação teve a presença do Centro de Valorização da Vida – CVV, que realiza atendimentos de apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Outro importante grupo, Trupe Achei Graça, participou do evento e levou aos pacientes do Leal Júnior uma minimização das consequências da enfermidade que enfrenta através de atuação de palhaços.

43939463274_4b0bba3f30_zSobre o Setembro Amarelo

É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. Uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável