Em 2 de outubro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí vacina 32.550 animais em Campanha Nacional

IMG_3999A Campanha Nacional Antirrábica Animal, para cães e gatos, ocorreu no último sábado (29/09), por meio da Vigilância Sanitária de Itaboraí. Ao todo foram disponibilizados 59 locais de atendimento, espalhados por pontos estratégicos da cidade como as Unidades de Saúde de Família, escolas municipais e associação de moradores.

Em Itaboraí a população estimada é de 36.000 animais, a meta de vacinação a ser atingida superou a expectativa, abrangendo 90,4% dos animais, sendo vacinados 27.942 caninos e 4.608 felinos. Ao todo 32.550 animais foram imunizados.

O vacinador, Erasmo do Nascimento, relatou a importância de vacinar os animais. “A imunização anual é a mais eficaz e importante medida de prevenção e controle da doença. Ao notar qualquer alteração no comportamento do pet, deve isolá-lo de contato com pessoas e outros bichos e procurar auxílio veterinário”, afirmou Erasmo.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Paulo Cesar da Silva, agradeceu a todos os locais, que em parceria colaboraram para o sucesso da campanha. “Quero destacar o empenho e disponibilidade dos voluntários agentes de endemias, de saúde e motoristas. Além dos estudantes voluntários do curso de Veterinária da Universidade Anhanguera, auxiliar de veterinária da faculdade Estácio e curso de enfermagem de escolas técnicas de Itaboraí. Todos juntos, em prol de promover o controle da raiva na cidade”, disse Paulo Cesar.

IMG_4012“Fico agradecida por ter um ponto de vacinação próximo a minha casa, trouxe o meu cachorro, o Lula, para se vacinar. Temos que cuidar dos nossos animais para que eles não fiquem doentes”, frisou a moradora de Itambi, Helena Rosário, que foi a um dos pontos de vacinação, localizado na Unidade de Saúde da Família de seu bairro.

De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que afeta mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Uma das formas de prevenção é vacinação anual de cães e gatos.

Os principais sintomas são: mudanças no comportamento, salivação excessiva, desorientação, convulsões e morte. Os sinais variam de acordo com a fase da doença e aparecem após o período de incubação, que pode levar de três a seis semanas.

Por Sabrina Peres

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável