PMI
PMI
Em 3 de outubro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Enfermeiros de Itaboraí participam de capacitação sobre exames laboratoriais

30142312667_549571cd07_zCom sucesso de público, o curso de capacitação sobre “Interpretação de Exames Laboratoriais”, lotou na manhã desta quarta-feira (03/10), o auditório do Rotary Clube, no Centro de Itaboraí.

Realizado pelo Núcleo de Educação Permanente de Saúde – Neps, em parceria com Conselho Regional de Enfermagem – Coren, o curso reuniu enfermeiros e técnicos de enfermagem com objetivo de levar aos profissionais o conhecimento técnico que, aplicado no dia a dia, possa melhorar o atendimento e a assistência dos cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Ao passar pelo curso os profissionais adquirem maior competência em interpretar os principais exames laboratoriais.

Ministrado pela enfermeira, especialista em gestão em Enfermagem e Obstetrícia e coordenadora do projeto Capacita Coren-RJ, Lilian Prates Behring, a capacitação teve a carga horária de 4 horas e todos os profissionais participantes receberam certificados, com direito a publicação no Diário Oficial da União, que acontecerá posteriormente.

30142313107_f62b581283_zPresente ao encontro, o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, agradeceu a parceria e alertou aos participantes sobre a importância do curso que estava sendo oferecido gratuitamente aos profissionais da área de enfermagem. “Vocês são uma equipe de profissionais fortes sem sobra de dúvidas. Nós, enquanto poder público sabemos do valor de cada um por isso, não vamos medir esforços para trazer mais formações como esta. Aproveitem a oportunidade, um curso desse sai caro para o profissional se for fazer particular e hoje estão podendo aproveitar sem nenhum gasto para vocês”, comentou Júlio.

Lilian Behring, ao iniciar o curso, reforçou o elogio feito pelo secretário de Saúde. “Enfermagem rima com coragem, e enfermeiro com guerreiro. Isso tudo não é à toa. Fico feliz em ver esta plateia cheia de profissionais buscando oportunidades, adquirindo conhecimento e contribuindo para a educação de uma cidade porque fazer enfermagem é fazer saúde”, frisou.

45031044562_e37f771d41_m“É muito importante entender cada componente do sangue para podermos interpretar corretamente um exame laboratorial de um paciente. Adorei a capacitação de hoje, ela deixou bem claro que, um resultado pode estar alterado por vários fatores que também são importantes e imprescindíveis para um diagnóstico correto, sem conclusões precipitadas”, disse a estudante de enfermagem, Maria Lucivânea de Oliveira, de 41 anos.

Por Marcely Figueiredo

Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável