Em 8 de outubro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí recebe roda de conversa sobre mulheres negras

30239240527_d324e9858f_zO Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, por meio da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, recebeu na última quinta-feira (04/10), a 4ª edição do Ciclo de Palestras Sobre Questões Étnico-raciais, ministrada pelo Fórum Permanente de Mulheres Negras de Itaboraí.

Abortando a temática, “Por mais mulheres negras ocupando espaços de poder”, o encontro aberto ao público teve objetivo de implementar a cidadania e ainda permitir que a mulher tenha sua voz ecoada, apresentar também questões relacionadas a políticas públicas do município.

A roda de conversa foi iniciada pela representante do Fórum Permanente de Mulheres de Itaboraí, Ana Paula Pontes, que apresentou o Fórum, sua proposta e funcionamento. Em seguida, as representantes da Força Jovem do Fórum, Elizabeth Arruda e Joyce Neves, realizaram uma dinâmica cujo tema foi “Quem sou eu?” abortando imagens de algumas mulheres negras que são na atualidade sinônimos de luta, força e resistência.

45177711381_321e4479a9_zA palestrante e professora, Eliane Arruda, discursou sobre a temática “Por mais mulheres negras ocupando espaços de poder”. Ela apresentou gráficos estatísticos e vídeo debate. Os participantes puderam tirar dúvidas e fazer perguntas. “A figura da mulher negra é extremamente importante na sociedade, e a cada dia vem ultrapassando as barreiras do preconceito e empoderando-se em estruturas sociais públicas. Porém precisamos evidenciar temas como o racismo, feminismo negro, mulheres negras em cargos de liderança na política principalmente em nossa cidade. Estamos firmes nesta militância”, relatou Eliane Arruda.

Ao final do evento todos participantes receberam certificado e houve uma integração entre os convidados através da música “para matar o preconceito” onde todos cantaram juntos em uma só voz.

A moradora de Itaboraí Monique Oliveira esteve presente ao encontro e relatou que gostou muito. “Estava tentando encontrar algo deste tipo, onde eu me identificar e pudesse conhecer mais sobre toda história e luta da mulher negra. Hoje mesmo pude aprender ainda mais sobre a questão da mulher na política”, ressaltou Monique.

Por Sabrina Peres

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável