PMI
PMI
Em 8 de outubro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Educação promove encontro no Centro de Histórico

31246312928_4218891d72_zCom o objetivo de valorizar a História de Itaboraí, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Ensino Fundamental e EJA, da Subsecretaria de Gestão e Ensino, em parceria com a Subsecretaria de Projetos Especiais e com a  Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, promoveram na última sexta-feira (05/10), no Centro de Memória de Itaboraí, localizado no antigo prédio da Câmara dos Vereadores, uma formação continuada para professores que atuam no ciclo de alfabetização do município.

O encontro descontraído abordou os temas História, Cultura e Arte, e contou com a participação dos professores Carlos Alexandre Chavão e Alexandra Santos, e ainda a presença do pintor José Maurício Alvarenga, que atua como facilitador do Programa Novo Mais Educação, na Escola Municipalizada CIEP 478 Odilon Bernardes. Durante a formação, foram destacados ilustres personagens que contribuíram para construção da história de Itaboraí, tais como as irmãs Heloisa e Maria Alberto Torres, Joaquim Manuel de Macedo, João Caetano dos Santos, Joaquim José Rodrigues Torres, Visconde de Itaboraí e Salvador de Menezes Drummond Furtado de Mendonça.

43306390910_3a84fae2e2_z“A história da nossa região, além de ser muito rica, também é muito complexa e belíssima, contempla uma diversidade muito grande de atores, diplomatas, pintores e escritores, que a maioria da população desconhece. É muito importante divulgar isso para a população, e principalmente para os educadores, para que desta forma eles sejam multiplicadores dessas informações, e assim possam transmitir esses valores para seus alunos”, comentou o historiador Carlos Alexandre.

Após a abertura, todos os participantes seguiram para um circuito histórico cultural em torno da Praça Marechal Floriano Peixoto, passando pelos prédios históricos que fazem parte da história do município e do Brasil: Palácio Visconde de Itaboraí, Igreja Matriz de São João Batista, Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo e Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres, conduzidos pela professora Alexandra Santos, que informou sobre a cultura e início da civilização da cidade. “É muito importante ter essa integração com os professores para que eles possam estar preparados, informados e tirar dúvidas de seus alunos. Assim, quando essas crianças vierem fazer visita, elas terão um olhar diferenciado, e assim valorizar nossa história e o nosso patrimônio”, ressaltou Alexandra.

31246313368_6c4d59994c_zO pintor José Mauricio Alvarenga falou sobre seu trabalho e sobre como se inspira para compor suas obras, se baseando na memória cultural da localidade onde nasceu.   “Tudo para mim é arte, minha inspiração vem das raízes da cultura do nosso povo e através da arte tento resgatar a memória da nossa história que ficou perdida no tempo”, disse José Mauricio.

A formação será reproduzida nos dias 19 e 26 de outubro, dando oportunidade para que outros grupos de educadores também estejam inseridos no contexto.

Por Angélica Nascimento

 

 

 

 

 

LEIA MAIS EM PMI



Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável