Em 8 de outubro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Educação promove encontro no Centro de Histórico

31246312928_4218891d72_zCom o objetivo de valorizar a História de Itaboraí, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Ensino Fundamental e EJA, da Subsecretaria de Gestão e Ensino, em parceria com a Subsecretaria de Projetos Especiais e com a  Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, promoveram na última sexta-feira (05/10), no Centro de Memória de Itaboraí, localizado no antigo prédio da Câmara dos Vereadores, uma formação continuada para professores que atuam no ciclo de alfabetização do município.

O encontro descontraído abordou os temas História, Cultura e Arte, e contou com a participação dos professores Carlos Alexandre Chavão e Alexandra Santos, e ainda a presença do pintor José Maurício Alvarenga, que atua como facilitador do Programa Novo Mais Educação, na Escola Municipalizada CIEP 478 Odilon Bernardes. Durante a formação, foram destacados ilustres personagens que contribuíram para construção da história de Itaboraí, tais como as irmãs Heloisa e Maria Alberto Torres, Joaquim Manuel de Macedo, João Caetano dos Santos, Joaquim José Rodrigues Torres, Visconde de Itaboraí e Salvador de Menezes Drummond Furtado de Mendonça.

43306390910_3a84fae2e2_z“A história da nossa região, além de ser muito rica, também é muito complexa e belíssima, contempla uma diversidade muito grande de atores, diplomatas, pintores e escritores, que a maioria da população desconhece. É muito importante divulgar isso para a população, e principalmente para os educadores, para que desta forma eles sejam multiplicadores dessas informações, e assim possam transmitir esses valores para seus alunos”, comentou o historiador Carlos Alexandre.

Após a abertura, todos os participantes seguiram para um circuito histórico cultural em torno da Praça Marechal Floriano Peixoto, passando pelos prédios históricos que fazem parte da história do município e do Brasil: Palácio Visconde de Itaboraí, Igreja Matriz de São João Batista, Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo e Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres, conduzidos pela professora Alexandra Santos, que informou sobre a cultura e início da civilização da cidade. “É muito importante ter essa integração com os professores para que eles possam estar preparados, informados e tirar dúvidas de seus alunos. Assim, quando essas crianças vierem fazer visita, elas terão um olhar diferenciado, e assim valorizar nossa história e o nosso patrimônio”, ressaltou Alexandra.

31246313368_6c4d59994c_zO pintor José Mauricio Alvarenga falou sobre seu trabalho e sobre como se inspira para compor suas obras, se baseando na memória cultural da localidade onde nasceu.   “Tudo para mim é arte, minha inspiração vem das raízes da cultura do nosso povo e através da arte tento resgatar a memória da nossa história que ficou perdida no tempo”, disse José Mauricio.

A formação será reproduzida nos dias 19 e 26 de outubro, dando oportunidade para que outros grupos de educadores também estejam inseridos no contexto.

Por Angélica Nascimento

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável