PMI
PMI
Em 8 de outubro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí realiza capacitação para Instituições para Idosos do município

45071301402_20631f583b_zO Programa Municipal Saúde do Idoso (PSI) juntamente com o Conselho Municipal do Idoso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou na última sexta-feira (05/10), auditório da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil de Itaboraí, a capacitação das Instituições de Longa Permanência para Idosos do município – ILPI´s.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Leônidas Souza, uma das formas de melhorar os serviços prestados dentro do Programa é a propagação do conhecimento mediante a capacitação, principalmente quando voltada para promoção da qualidade de vida.

Na ocasião a palestrante e fonoaudióloga do PSI, especialista em geriatria e gerontologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Luciana Leôncio Sales, apresentou a temática “Processo do envelhecimento na cognição”, ainda abordou assuntos como a estimulação cognitiva, depressão, demência. Em seguida o enfermeiro e especialista em enfermagem gerontologia pela UFF, Gabriel Crispim ministrou a palestra sobre “Os cuidados da enfermagem aos idosos institucionalizados”.

43306632550_79504d428e_z“O idoso é um sujeito de direito e merece o melhor atendimento e preocupação, por isso nós profissionais precisamos estar nos capacitando para oferecer um serviço de qualidade aos institucionalizados”, afirmou a coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Idoso, Maria Aparecida do Nascimento.

Em um segundo momento do encontro a nutricionista do PSI, Larissa Caldas que trabalha há 15 anos com as ILPI’s apresentou questões relacionadas ao tema “O papel do nutricionista”, destacando conteúdos sobre orientações nutricionais, prevenção e controle de detritos; responsabilidade técnica; higienização e armazenamento correto de alimentos; descartes de resíduos; boas práticas, entre outros. Posteriormente o fisioterapeuta do PSI, especialista em fisioterapia neuro- funcional e trauma ortopedia, Iverson Vinicius Aguiar ficou com palavra. Ao final do evento os presentes puderam realizar perguntas e tirar duvidas.

31246539718_a57ce7cce3_zA profissional do Centro de Referência Especializado da Assistência Social –CREAS, Elizângela de Moraes compareceu ao encontro e ressaltou que nestas capacitações que se assimila o conhecimento. “Acredito que este momento seja de atualização e de suma importância, pois nos ajuda com orientações na oferta de cuidados com os idosos”, disse Elizângela.

Por Sabrina Peres

Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável