Em 10 de outubro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Alunos do Proerd visitam 35° Batalhão de Itaboraí

45205411551_94617cf8f5_zEm comemoração ao Dia das Crianças, o 35º Batalhão de Polícia Militar de Itaboraí recebeu nos dias 9 e 10 de outubro (terça e quarta-feira), alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Vereador Jorge Antônio Pinto de Araújo, no Retiro; Amélia Magalhães Fernandes, em Sambaetiba e João Augusto de Andrade, no Alto do Jacu, para uma visita guiada ao local.

Os alunos participantes fazem parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação com a Polícia Militar. O objetivo da visita foi de promover integração e aproximação das crianças com os policiais militares.

45205410311_3a573a22dd_zSegundo o Tenente Coronel e Comandante do 35º Batalhão, Rogério Jackes da Silva, o intuito do programa é acompanhar o desenvolvimento das crianças e adolescentes no sentido de mostrar um novo referencial íntegro, de honestidade e de aproximação com os militares. Além de desconstruir possíveis imagens que tenham sido negativas e que foram colocadas através do ambiente familiar ou pelo convívio com a vizinhança.

“Então o nosso papel é direcionar essas crianças para o caminho do bem, de crescimento e de boas referências. Temos até relatos de jovens , que mesmo após o convívio conosco, cobraram de seus pais  em determinados momentos e ações, como não fumar e não usar drogas. Eles acabam sendo uma reprodução do que vivenciam aqui, dentro de suas próprias casas. Nossa meta é mostrar a essas crianças que eles têm possibilidades de crescer e se desenvolver de forma sadia, criando um caminho certo e honesto”, comentou o Tenente Coronel.

44483939244_1921c3c4fb_zFeliz em participar do passeio juntamente com seus amigos de turma, o aluno Luiz Carlos de Souza Borges, 11 anos, da Escola Municipal Vereador Jorge Antônio Pinto de Araújo, ressaltou o que aprende com as aulas do Proerd. “Eu gosto muito das aulas, e aprendemos temas como violência e drogas. Aprendemos a sermos pessoas melhores e respeitar as pessoas, para que nos respeitem também”, disse Luiz Carlos.

Durante a programação especial, os alunos foram recebidos por policiais militares e tiveram a oportunidade de andar nas viaturas, sendo carros e motos, ao redor do Batalhão. Além de receberem brinquedos. E prestigiaram a participação da Cavalaria da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – PMERJ e se divertiram com a apresentação do grupo teatral Trupe Achei Graça. Após a diversão todos se deliciaram com um almoço preparado pelos cozinheiros da PM.

44483935044_f5d8a8f833_zDe acordo com a Cabo Patrícia Souza Higino, que atua no programa há oito anos, em Itaboraí, as aulas são aplicadas uma vez por semana, por quatro agentes, que atendem entre 14 e 15 escolas no município, por ano. Com um total de 16 encontros, com uma hora de duração cada, Proerd atua com lições onde os alunos aprendem como se manter longe das drogas e da violência.

“Essa aproximação entre eles com os policiais militares tem que existir, principalmente nos dias difíceis que estamos vivendo atualmente. Eles sempre tiveram vontade de conhecer o Batalhão e hoje tiveram esse privilégio. Justamente por ser a semana da criança, preparamos uma atividade diferente para eles”, ressaltou Higino.

Proerd

44483934274_547bb4422b_zÉ uma versão brasileira do bem-sucedido programa norte-americano Dare (Drug Abuse Resistence Education), surgindo em 1983. No Brasil, foi implantado de forma pioneira e visionária em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Por Angélica Nascimento / Fotos Sandro Giron

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável