Em 10 de outubro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Idosos participam de café da manhã dançante promovido pela Secretaria de Saúde

30287486507_c9bb9f095d_zPara dar continuidade às atividades comemorativas referentes ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a equipe do Programa Municipal Saúde do Idoso, da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta quarta-feira (10/10), um café da manhã dançante para os pacientes. O anfiteatro Doutor Odilson Bastos, no Centro, ficou pequeno para os participantes, que ao som das músicas de Adoniran Barbosa, Roberto Carlos e Ataulfo Alves, esbanjaram animação, alegria e muita disposição.

O encontro teve como objetivo proporcionar aos pacientes do Programa Municipal Saúde do Idoso uma manhã diferente. Além de provocar uma maior interação entre eles e também estimular exercícios de memória, proporcionados pelas canções.

“Sabemos que é muito importante manter a mente ativa sempre, principalmente quando chegamos à terceira idade. Aposentar nos dias de hoje, não significa ficar a toa, deitado o dia todo. Aposentar é escolher o que iremos fazer, mas nunca essa escolha poderá ser ficar parado, sem atividade. Fico feliz em ver este local cheio e todos vocês inseridos neste grupo de pessoas que escolheram não ficar parados”, comentou a coordenadora do Programa Municipal Saúde do Idoso, Maria Aparecida do Nascimento Coelho.

30287487167_5d9a36a871_zNo café da manhã dançante, as músicas ficaram por conta da dupla de cantores Márcia e Ary. Ao final, os pacientes do Programa Municipal Saúde do Idoso degustaram um delicioso bolo.

“Sou acompanhada pelo programa há um ano e desde que cheguei aqui minha vida melhorou muito. Aqui recebo carinho e gradativamente estou melhorando”, disse a paciente, moradora de Manilha, Jandira de Cássia Rodrigues, 64 anos. Ela é cabeleireira e diagnosticada com Alzheimer.

Muito animada, Alaíde Costa da Cruz, de 68 anos, também é assistida pelo Programa e contou sua alegria e satisfação em fazer parte dele. “Eu gosto muito de participar dos grupos e o de hoje está muito animado. Eu adoro músicas e neste encontro que prepararam hoje está impossível não ficar parado”, comentou.

Segundo o último censo, realizado no ano de 2010, o município de Itaboraí, possui cerca de 22.492 idosos. Destes, 300 são acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde do município, por meio do Programa Municipal Saúde do Idoso.

45176571272_aa2cfdd969_zPioneiro na região, Itaboraí é referência em atendimentos especiais personalizados aos idosos. O Programa consiste em oferecer uma atenção especial à saúde do idoso e possui um ambulatório multidimensional, prestando assistência interdisciplinar à pessoa idosa, por meio de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades realizadas no Centro de Convivência. Assim, potencializando o envelhecimento ativo dos integrantes e contribuindo para a construção de uma melhor qualidade de vida.

Confira as próximas atrações em comemoração ao mês do idoso:

Dia 26/10

Horário: 9h às 12h

Oficina para cuidadores, familiares dos idosos atendidos no Ambulatório Multidimensional da Pessoa Idosa e demais interessados, com o tema “Nutrição e Envelhecimento aspectos clínicos”

Local: Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Centro

Dia 31/10

Horário: 8h às 13h

VI Seminário de Envelhecimento e Saúde, destinado aos profissionais de saúde que atendem o público idoso

Local: Rotary Clube de Itaboraí

Inscrições até o dia 26 de outubro pelo e-mail idoso.evento@gmail.com ou pelos telefones 3639-1852 / 3639-2009.

Por Marcely Figueiredo / Fotos Sandro Giron

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável