PMI
PMI
Em 14 de junho de 2014 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Olimpiada da História de Itaboraí premia alunos campeões

Professores e escolas com melhor desempenho também foram premiados 

site - Olimpiada escolar  (13)A Prefeitura de Itaboraí, por meio da secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec), promoveu na tarde desta sexta-feira (13), no Esporte Clube Comercial a grande final da 1ª Olimpíada da História de Itaboraí Online. As seis equipes finalistas, das 380 inscritas inicialmente, decidiram ponto a ponto sua classificação e lutaram para se tornar os vencedores da competição. Esta última fase, presencial, foi toda transmitida ao vivo pelo site oficial do evento (www.olimpiadaitaborai.com.br).

As equipes, contendo quatro alunos (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e um professor orientador cada, trouxeram mais 30 “alunos torcedores” de sua unidade escolar, promovendo uma grande festa, com direito a torcida uniformizada, cartazes e pompons. Divididas pelas cores das blusas: azul, amarelo, laranja, preto, verde e vermelho – confeccionadas para o evento -, as equipes participaram de várias atividades, acumulando assim, pontos no placar.

site - Olimpiada escolar  (7)Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, a olimpíada foi um sucesso, não apenas pelo envolvimento e trabalho de toda a equipe da Educação, mas por conter a participação de alunos, professores e diretores das escolas.

“Vocês são vencedores, por terem abraçado a ideia e feito um maravilhoso espetáculo. O conhecimento da história da nossa cidade ficará cada vez mais presente na vida de vocês”, disse a Susilaine, anunciando a realização da II Olimpíada para o próximo ano.

Após cinco fases online, onde cada equipe acumulou pontos, a etapa presencial contou com prova escrita, com cinco questões objetivas e cinco discursivas; montagem de um quebra-cabeça, com a imagem do Convento São Boaventura; apresentação musical, sendo uma paródia baseada nos conteúdos trabalhados nas fases anteriores. E o desafio Quis, com perguntas e respostas orais, para esta tarefa foram utilizados totens, cada resposta correta valia um ponto, no caso de responder errado, a equipe perdia um ponto. O comportamento e respeito das torcidas também contaram para a pontuação final, valendo 10 pontos.

site - Olimpiada escolar  (9)Para a subsecretária de Tecnologias Educacionais e Informação, da Semec, Sirlene Mendes Freitas, seu primeiro agradecimento vai para o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, por ter confiado e criado em sua gestão esta subsecretaria. “O prefeito foi um gestor visionário, que entendeu mais esta demanda da Educação. Também não posso deixar de agradecer a nossa secretária Susilaine e toda equipe da subsecretaria, que em nenhum momento fracassou. Pelo contrário fizemos o impossível, porque o possível nós já fazemos todos os dias”, elogiou Sirlene.

Animados com o resultado final, a vitória, a equipe Rosa dos Ventos, da Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, do distrito de Itambi, era só emoção na entrega da premiação. Formada pelos alunos Thays Cristina, 13 anos; Júlia de Moraes, 13; Ana Caroline da Silva, 14; Matheus Luiz, 14 e pela professora de geografia Prissila Melo, a equipe venceu a competição e levou para casa um notebook para cada integrante. E a escola foi contemplada com um carrinho multimídia, composto por notebook, datashow e equipamento de som.

jornal - Olimpiada escolar (12)“Estou emocionada com tudo isso. A olimpíada foi muito interessante e contribui bastante para o nosso aprendizado. Espero que mais olimpíadas como esta sejam realizadas, pois é um grande incentivo”, disse Júlia de Moraes, em meio as lágrimas de felicidade, por ter ganhado seu primeiro notebook.

Os segundos colocados levaram tablets e um datashow para a escola. Já a equipe que conquistou o terceiro lugar ganharam aparelhos de MP4 para cada um e um notebook para a unidade escolar. Todos os participantes receberam medalhas e posteriormente receberão seus certificados de participação.

Das seis equipes finalistas, três eram da Escola Municipal José Ferreira, em Parque Aurora, Itambi. Para o diretor geral da unidade escolar, Adilson Alves, a olimpíada foi bem aceita pelos alunos e professores, além da equipe diretiva. “Eles tiveram muito interesse em participar, tanto que inscrevemos oito equipes. E independente do resultado, o mais importante é construir conhecimentos e agregar valores. Projetos como este faz a diferença na Educação”, comentou Adilson.

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo não pôde comparecer, mas fez questão de ligar e falar ao vivo com os alunos. “Quero pedir desculpas pela minha ausência e parabenizar a todos os envolvidos neste processo. Todos os alunos, professores, diretores e equipe da Semec contribuíram para o sucesso desta Olimpíada, que traduz a rica história da nossa cidade”, disse Helil Cardozo, sendo ovacionado pelos alunos.

A 1ª Olimpíada da História de Itaboraí, organizada pela subsecretaria de Tecnologias Educacionais e Informação, tem por objetivo fomentar o estudo da história de Itaboraí, estimular a convivência entre os educadores e educandos, edificar valores para a defesa da cultura local, valorizando o passado e buscando a consolidação de uma cultura histórica que nos possibilite um diálogo profundo com as diferenças sem perder de vista as próprias referências e valores. Com início em fevereiro, a olimpíada contou com cinco fases online. Na primeira e segunda fases, os alunos enfrentaram 10 questões objetivas e duas atividades. Da terceira à quinta fase, além das questões objetivas, foram incluídas duas questões discursivas.

Das 28 escolas municipais de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), que tiveram alunos inscritos, 20 possuem laboratório de informática com computadores conectados a internet, o que facilitou o acesso e a inclusão de informações na plataforma digital. Ao todo, o município conta com 87 unidades escolares, e 57 laboratórios de informática.

O evento contou ainda com o show da dupla Cristiano e Gilmar, com músicas sertanejas, pop, axé e outros, animando a garotada.

Colocação das equipes finalistas

1º lugar – Rosa dos ventos – 40,741 pontos – Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, em João Caetano, Itambi

2º lugar – GP Jornalista 02 – 35,413 pts – Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, em Jardim Idália, Apollo II

3º lugar – Terra Formosa – 31633 pts – Escola Municipal José Ferreira, em Parque Aurora, Itambi

4º lugar – Os 4 inteligentes da 44 – 30,383 pts  – Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira, em Nova Cidade

5º lugar – Do Barro ao Progresso – 29,766 pts  – Escola Municipal José Ferreira de Oliveira, em Parque Aurora, Itambi

6º lugar – As ceramistas – 27,820 pts – Escola Municipal José Ferreira, em Parque Aurora, Itambi

Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável