portal de itaboraí servidor ouvidoria suporte ao servidor 2° via iptu 2017
Região Metropolitana
A Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, da qual Itaboraí faz parte, reúne 19 municípios fluminenses. A área geográfica, também conhecida como Grande Rio, foi instituída pela Lei Complementar nº20, de 1º de julho de 1974, após a fusão dos antigos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, unindo as então regiões metropolitanas do Grande Rio Fluminense e da Grande Niterói. Com 11.812.482 habitantes, segundo o Senso de 2008, é a segunda maior área metropolitana do Brasil, a terceira da América do Sul e a 20ª maior do mundo.

A Região Metropolitana do Rio de Janeiro, segundo o IBGE, ostenta um PIB de mais de R$ 170 bilhões, constituindo o segundo maior pólo de riqueza nacional. Concentra 70% da força econômica do estado e 8,04% de todos os bens e serviços produzidos no país. Há muitos anos, congrega o segundo maior pólo industrial do Brasil, contando com refinarias de petróleo, indústrias naval, metalúrgicas, petroquímicas, gás-químicas, siderúrgicas, têxteis, gráficas, editoriais, farmacêuticas, de bebidas, cimenteiras e moveleiras. No entanto, as últimas décadas atestaram uma nítida transformação em seu perfil econômico, que vem adquirindo, cada vez mais, matizes de um grande pólo nacional de serviços e negócios.

A área reúne os principais grupos nacionais e internacionais do setor naval e os maiores estaleiros do país e do estado, com cerca de 90% da produção de navios e de equipamentos offshore no Brasil. No setor de petróleo, verifica-se um arranjo de mais de 700 empresas, dentre as quais as maiores do Brasil. A maioria mantém centros de pesquisa espalhados por todo o estado e, juntas, produzem mais de 4/5 do petróleo e dos combustíveis distribuídos nos postos de serviço do território nacional.
acesso restrito