Prefeitura da Cidade de Itaboraí - Trabalhando dia e noite pra você Prefeitura da Cidade de Itaboraí
Conheça Itaboraí COMPERJ Noticias Ouvidoria Camara Municipal Secretarias

ITABORAÍ SEDIA PRIMEIRO SEMINÁRIO DO COMPERJ

“Desafios e benefícios socio-ambientais para a área do Comperj”, esse foi o tema do primeiro seminário realizado pela Petrobras e pelo grupo de comunicação, no Teatro Municipal de Itaboraí. A reunião teve o objetivo de discutir os impactos e melhorias que serão realizados na região do CONLESTE (Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense) com a implementação do Polo Petroquímico.

Com uma platéia de cerca de 200 pessoas, palestraram autoridades importantes como: o Prefeito de Itaboraí Sérgio Soares, o Presidente do CONLESTE, Carlos Pereira, o Presidente do Comperj, Nilo Vieira, o representante do Governo do Estado, Júlio Cesar Carmo Bueno, a Coordenadora Nacional do Programa Agenda 21, Carla Mattos, a Subsecretária de Estado do Ambiente, Elizabete Lima e Subsecretário de Estado de Processos de Urbanismo, Vicente de Paulo Moreira.

O principal assunto tratado foi a questão ambiental, sustentabilidade e os impactos socioeconômico que já estão sendo observados nos municípios envolvidos. Projeções futuras foram apresentadas e analisadas. Sobre elas, as autoridades apresentaram números e ações que poderão melhorar a qualidade de vida da população.

Júlio Cesar Carmo Bueno, afirmou que o Comperj é o investimento mais importante do Rio de Janeiro e  declarou que o Governo do Estado está concentrado nisso. Ele elogiou a iniciativa do seminário e disse que foi formada uma equipe para tratar dos impactos desse grandioso investimento:

“Denominamos essa equipe como Projeto Gênio. Ela será responsável pela exteriorização do Comperj, como necessidade de água, luz, infra-estrutura, dentre outras coisas”, declarou Bueno.

O impacto ambiental foi muito bem discutido pela Carla Mattos e Elizabete Lima, que apresentaram a política de sustentabilidade e explanaram sobre as leis de ação ambiental que hoje são exigida para qualquer intervenção realizada na área da refinaria. A Coordenadora Nacional do Programa Agenda 21, afirmou ainda que a Petrobras irá plantar 4 milhões de árvores e vai agilizar o processo de dragagem dos rios que cortam a região.

Após agradecer a vinda da refinaria ao Presidente Lula e a Petrobras, o prefeito Sérgio Soares, afirmou que ela era como um presente para Itaboraí.

Com a ajuda de slides ele apresentou as perspectivas para Itaboraí. Através de números e de classificações na área da educação, saúde, urbanização e desenvolvimento social, Sérgio apresentou os maiores desafios da cidade atualmente e as ações que a prefeitura já vem desenvolvendo para prepará-la para a cehgada da refinaria, como a implementação de cursos profissionalizantes no município para a população local.

“Essa é a maior preocupação do momento, a capacitação da população. Quero que esses cursos capacitem não só jovens, mas também adultos que precisam muito de oportunidades”, afirmou o prefeito.

A construção do Arco Metropolitano, foi o tema falado pelo Vicente de Paulo Moreira que explicou a importância da obra através de um mini vídeo. Com a ajuda de computação gráfica, Vicente, falou que o arco, que terá 145 km de extensão e será uma rodovia de primeiro mundo, vai cortar muitas cidades, gerando 56,2 mil empregos em sua construção e 10,8 mil empregos para o seu funcionamento.

Destacando a posição da Petrobras, Nilo Moreira, falou sobre sustentabilidade e disse que o petróleo, que aqui vai ser refinado, vai gerar riquezas em seu entorno. Hoje, a empresa já tem 15 turmas de alfabetização de adultos, 30mil pessoas estão sendo treinadas no Centro de Integração em São Gonçalo, dessas 90% já estão trabalhando e 70% são da região.

Nilo ressaltou ainda a importância da Petrobrás e o Poder público trabalharem juntos:

“Não podemos fazer o trabalho todo sozinho, contamos com o poder público para nos ajudar e assim ajudar a todos,” declarou.

No fim das palestras, foi apresentado o projeto Agenda 21, que tem o objetivo de promover ações que equipare justiça social, financeira, econômica e sustentabilidade ambiental.

Assessoria de Imprensa - 3639-1979
imprensa@itaborai.rj.gov.br