Em 20 de junho de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Comissão de Regulamentação de Calçadas discute construção de manual

42022609895_833aa8fa1d_zEm Itaboraí, o projeto Calçada Acessível segue em andamento. Na manhã desta quarta-feira, 20 de junho, no Salão Nobre da Prefeitura foi realizada uma reunião do grupo de trabalho que a Prefeitura de Itaboraí organizou para elaborar a construção do manual e folder de calçadas da cidade.

O projeto de mobilidade urbana é uma parceria entre Prefeitura, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU).

41113542390_78d58ff7bb_zNa ocasião os integrantes de Comissão observaram os trabalhos já realizados em outros municípios e que podem auxiliar na elaboração do Manual de Calçadas de Itaboraí. O arquiteto urbanista da Associação Brasileira de Cimento Portland, Luiz Gustavo Guimarães esteve presente e esclareceu algumas dúvidas. “Este manual deve ser diretivo, orientativo e simplificado para orientação da construção das calçadas do município. Ele precisa ser abrangente e cheio de detalhes, por exemplo, como é que deve ser feita a jardineira, o meio fio, a rampa e demais outros detalhes importantes para seja bem explicativo. O programa visa atingir todo município para que possamos ter uma mobilidade aceitável. A conclusão do trabalho não é o manual pronto, mas sim como vou implementar ele no dia a dia da cidade”, disse Luiz Gustavo, parabenizando ainda a cidade de Itaboraí por ter uma comissão grande e focada com o projeto.

42205325184_67f25468aa_z (1)Assim que todas as etapas do projeto forem concluídas, será gerado um manual e folders explicativos com os novos padrões a serem adotados. Eles deverão estar disponíveis para consulta nos departamentos da Prefeitura que liberam autorização para construções. E ainda nas lojas de materiais de construções e repartições públicas, com objetivo de disseminar as novas regras de implementação das calçadas.

A proposta da Comissão é que as rotas da cidade sejam acessíveis a todos, visando uma melhor locomoção entre as pessoas. Serão definidos corredores de pedestres e nestes locais as calçadas deverão ser acessíveis, contemplando faixa de serviço, com locais exclusivos para implantação de árvores, postes de iluminação, semáforos e demais elementos de maneira que não atrapalhe o fluxo do passeio.

Participaram do encontro o arquiteto da prefeitura, Vicente de Paula; o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça; técnicos das secretarias municipais de Obras; Meio Ambiente e Urbanismo; assistentes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; representantes do Conselho do Idoso; representante da Associação de Engenheiros do Rio de Janeiro; estudantes e estagiários de engenharia civil e arquitetura e guardas municipais.

Por Marcely Figueiredo