Em 22 de agosto de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí promove reunião da última etapa de revisão do Plano Diretor

43482147324_a0e125f52d_zItaboraí iniciou no dia 18 de agosto, a 4ª e última etapa da Revisão do Plano Diretor, instrumento básico de desenvolvimento integrado da cidade. Os encontros aconteceram nos distritos de Visconde, Porto das Caixas, Itambi e Manilha. Nesta terça-feira 21 de agosto, a reunião aconteceu na Sede do Projeto “Eu Apoio Meu Bairro”, em Marambaia.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, a objetivo foi orientar a população com relação ao ordenamento dos espaços urbanos e rurais da cidade, direcionar o crescimento econômico do município e ratificar condições de vida mais favoráveis à população.

42392351780_773e777279_zDurante o encontro foram abordadas questões da presente circunstância de Itaboraí, problemas, potencialidades e visão do futuro de cada distrito, apontando ainda todo processo da revisão durante o caminho pertinente na 4º etapa. Além de evidenciar a importância do incentivo à participação da população na fiscalização da localidade, apresentando a forma de organização do documento, como temas de desenvolvimento estruturados e interligados para assegurara o progresso estruturado do município. Destacando ainda as modificações no zoneamento, solicitadas na 3º fase, as soluções para os problemas encontrados como atual falta de equipamentos, áreas públicas, infraestrutura e ordenamento urbano, falta de saneamento. Apontando ainda a importância de fortalecer o atual potencial de cada distrito.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins, o instrumento é revisado a cada dez anos e nele são registradas as principais necessidades e reivindicações de cada distrito. “O plano diretor é um instrumento de suma importância para órgãos públicos e a participação da população nessas reuniões é essencial”, comentou Paloma.

42392350840_af9f41daaa_z“Através desse documento, tanto poder público, quanto a iniciativa privada, irão poder juntos organizar da melhor forma a ocupação da cidade. Com contribuição da população é primordial, pois desta forma, eles podem afirmar a realidade que eles vivem em cada localidade. Eles que irão nos dizer o que realmente precisa ser melhorado”, destacou a arquiteta e urbanista, Viviane Barreto Borges.

“É muito importante que nós moradores estejamos presentes nessas reuniões, pois desta maneira tomamos conhecimento do mapeamento do nosso bairro e desenvolvimento do nosso município. Todos nós devemos participar e dar opiniões de acordo com atual situação que vivemos”, ressaltou a presidente do projeto “Eu apoio meu bairro”, Fernanda de Almeida Granjeiro.

Por Angélica Nascimento / Fotos de Augusto Pereira da Costa Junior

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí