Em 27 de agosto de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Plano Diretor de Itaboraí terá sua última reunião na próxima quarta-feira

43585471664_4d33418490_zA 4ª e última etapa da Revisão do Plano Diretor de Itaboraí continuou neste último final de semana com sucesso de público nos quatro diferentes distritos que foram percorridos pelas equipes técnicas da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo que, desde 2016, está à frente realizando a elaboração do projeto, que será finalizado na próxima quarta-feira, 29 de agosto.

No sábado 25 de agosto, as equipes percorreram o 6º e o 1º distritos de Itaboraí. Os encontros aconteceram na parte da manhã da Escola Municipal Maria Cristina Soares Fróes, em Cabuçu. À tarde, a apresentação das propostas aconteceram no salão da Paróquia São Pedro, em Venda das Pedras.

43396631065_047574aef5_zJá no domingo, 26 de agosto, foi a vez do 4º e 8º distritos receberam as visitas. O dia começou na Escola Municipal Amélia Guimarães Fernandes, em Sambaetiba. A escola foi aberta ao público interessados pela apresentação das propostas do Plano Diretor. E à tarde, foi vez da reunião acontecer na Unidade Básica de Saúde da Família Vereador Mario Scotelaro Rodrigues, em Pachecos.

Todas as quatro reuniões juntaram a população num único propósito: Organizar o território. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, durante o tempo de execução do Plano Diretor foram realizadas 35 audiências públicas, discutindo com os moradores da cidade o que desejam para o futuro de Itaboraí e fazendo o mapeando das regiões para melhor utilização, levando em consideração a mobilidade urbana, características ambientais e diretrizes de desenvolvimento.

43585394114_43277eca26_z“Gostei muito de ter tido a oportunidade de participar da elaboração do Plano Diretor aqui no meu distrito e junto com todos poder corrigir um erro que foi cometido no projeto passado”, disse o morador Sid Moraes, referindo-se ao fato do distrito de Sambaetiba ter sido aprovado no antigo projeto como uma área urbana, sendo de características rurais.

Morador da cidade, o secretário de municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado, esteve presente nas reuniões de Venda das Pedras, Sambaetiba e Pachecos, discutindo as propostas juntamente com a população. Também presente aos encontros, a secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins, deixou claro sobre a importância deste documento para a cidade.

29367002667_94c3dc57ba_z“Sem ele Itaboraí não poderá receber mais o repasse das verbas do Governo Federal. É muito importante que ele fique pronto e seja aprovado o mais breve possível”, esclareceu nas reuniões.

O Plano Diretor de Itaboraí terá sua última apresentação no Salão Nobre da Prefeitura, no Centro, às 16h, da próxima quarta-feira 29 de agosto. Na oportunidade ele será apresentado ao Prefeito Sadinoel Souza. E, seguida, este projeto desenvolvido com a contribuição da população, será encaminhado para votação e criação de lei pela Câmara de Vereadores da cidade.

Por Marcely Figueiredo / Fotos Sandro Giron