PMI
PMI
Em 10 de outubro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí discute acessibilidade em encontro

31353031948_9cc2de383e_zA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou nesta quarta-feira (10/10), no Esporte Clube Comercial, uma roda de conversa sobre acessibilidade com objetivo de conscientizar toda sociedade sobre as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam na cidade.

O encontro reuniu representantes das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos; de Educação e de Saúde. E ainda do Curso de Libras, do Centro Especializado de Assistência Social – CREAS, do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Além de representante da Superintendência Estadual de Políticas de pessoas com deficiência e usuários do conselho.

Foram abordados temas como programas de políticas públicas exercidas no município para todas as deficiências, tais como, física, auditiva e visual. As dificuldades também encontradas pelos de idosos; a luta por um espaço físico para o curso de libras e a inclusão da Secretaria Estadual de Deficientes.

44504528984_9664954d0c_zDe acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Leônidas Souza, a reunião teve como base fundamental o direito do cidadão como todo, ressaltando a inclusão de todo tipo de deficiência. “As pessoas devem ser incluídas na sociedade independente da incapacidade dela. É preciso deixar de ser uma questão de assistencialismo e passar a fazer parte de políticas publicas que é o fundamental. E a partir do momento que as pessoas começarem a se preocupar umas  com as outras, as coisas começarão a caminhar de forma mais  igualitária e mais humana. Temos que pensar no todo, temos que deixar essa ideia de competição e sermos mais fraternos, coerentes e passar por um processo de cooperação, dessa forma a vida irá melhorar muito”, destacou Leônidas.

“Nossa meta principal é a inclusão, assim como por em prática o que é inerente em direito das pessoas. Nós zelamos muito sobre a questão da acessibilidade para que possamos ter uma Itaboraí mais justa, mais equilibrada e mais solidária”, frisou o subsecretário de Desenvolvimento Social, Estevan Assis.

43413684780_172c39c37a_zA Secretaria Executiva do Conselho e assistente social, Jandaici dos Santos, falou sobre a importância de levar informação para a população e os impedimentos que as pessoas enfrentam na localidade. “Nosso intuito é inserir a população neste contexto e mostrar que o conselho está atuante no município. Também estamos tentando mobilizar o conselho em relação às obras para adequar a cidade para torná-la mais acessível, já conseguimos alcançar alguns avanços, mais ainda é preciso avançar mais”, disse Jandaici.

“Faço parte do conselho desde 2013, estamos nessa luta buscando uma inclusão cidadã que garanta não só um espaço e sim a participação da pessoa com deficiência com o um todo”, disse o representante do Conselho, Rodrigo Ferreira de Lima.

Por Angélica Nascimento 

LEIA MAIS EM PMI



Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável