Em 14 de dezembro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Alunos fazem apresentação emocionante e marca o fim das atividades de 2018

IMG_6223Setenta e seis alunos da Guarda Mirim de Itaboraí participaram na noite da última quinta-feira (14/12), da cerimônia de encerramento das atividades de 2018. Com o auditório da Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia cheio de familiares, amigos e profissionais da Educação, os estudantes emocionaram o público que os prestigiaram.

O evento foi realizado pela Secretaria de Educação, com iniciativa do Espaço de Atendimento ao Desenvolvimento Integral (EADI) – Professora Eliane da Silva Barbosa.

“Nesta época do ano encerramos ciclos, fazemos retrospectivas, inevitavelmente somos tomados por lindos sentimentos e desejo de um mundo melhor. Os sonhos nos motivam a crescer e é isso que queremos oferecer aos nossos alunos”, disse muito emocionada a diretora do EADI, Cleidi Bastos.

IMG_6245A noite contou com belíssimos espetáculos de música, dança e teatro. Tudo norteado pelo tema “Desejos do EADI”. Com pedidos de gentileza, esperança respeito, amor, paz, união e demais desejos, os alunos encenaram uma peça teatral intitulada “Esperança”, uma apresentação de ballet ao som de “Tudo novo de novo” de Paulinho Moska e musical com a canção “Paz” de Roupa Nova, cantada por um coral formado pelos próprios Guardas Mirins.

“Gosto muito de fazer parte da Guarda Mirim. Aqui aprendi educação, respeito, conquistei boas amizades e essas são coisas que eu não aprenderia em nenhum outro lugar”, disse o aluno Marcos Gustavo Figueiredo Magalhães, de 14 anos.

Também presente ao evento, a subsecretária de Gestão e Ensino da Educação, Lúcia Helena Duarte, ficou feliz em ver o auditório lotado de familiares e amigos dos alunos. “No processo da educação todos são importantes, principalmente a família dos alunos. Vocês também fazem parte dessa equipe atenta e juntos vão fazer a diferença na vida em cada um desses jovens e crianças”, comentou.

IMG_6193Também estavam presentes os coordenadores da Guarda Mirim, os Guardas Municipais, Marcos Figueiredo e José Justino. “É lindo saber que este projeto faz a diferença e muda o destino na vida de cada um desses alunos”, comentou Marcos.

Conheça o EADI:

Em funcionamento desde 1º de Março de 2018, o Espaço de Atendimento ao Desenvolvimento Integral (EADI) – Professora Eliane da Silva Barbosa se constitui como uma proposta educativa que parte da compreensão de uma escola, que baixa seus muros e encontra a cultura e a comunidade em processos permanentes de expansão e criação de territórios educativos. É um órgão integrante do sistema municipal de ensino, mantido pelo poder público, administrado pela Secretaria Municipal de Educação.

IMG_6480A unidade atente hoje 220 alunos de 6 a 14 anos que participam das seguintes atividades: Guarda Mirim, Banda, Ordem Unida, acompanhamento pedagógico, capoeira, taekwondo, inglês, ballet, teatro e música.

As crianças frequentam o EADI diariamente no contraturno de suas escolas de origem, os componentes da Guarda Mirim são oriundos das escolas da rede municipal. Nas demais atividades, atendem também um percentual de alunos da rede privada e estadual. Desta forma vem proporcionando atividades voltadas para a cultura, arte, esporte e lazer, oportunizando as crianças a vivência da educação em tempo integral com a ampliação de suas oportunidades educativas.

Para fazer parte do EADI:

A renovação das matrículas acontecerá de 28 a 31/01/2019 e as novas matrículas poderão ser feitas a partir de 11/02.

As inscrições são destinadas a alunos de 6 a 14 anos de idade e devem  ser realizadas por pais ou responsáveis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no próprio EADI. Para se inscrever é necessário levar as seguintes cópias dos documentos: certidão de nascimento, cartão do SUS, declaração escolar, comprovante de residência, duas fotos 3×4 do aluno e exame que comprove o tipo sanguíneo com fator RH. A ainda RG e CPF dos pais ou responsáveis. Cada candidato poderá se inscrever em até duas modalidades.

IMG_6506O EADI fica localizado na Rua Antônio Pinto, nº 277, Nova Cidade – Itaboraí.

Por Marcely Figueiredo