Em 17 de dezembro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Escola para idosos de Itaboraí forma sua primeira turma

46302135862_7664ddd727_zÀ tarde da última sexta-feira (14/12), no Centro de Referência de Educação para Idosos de Itaboraí (Cremii) ficou marcada pela emoção e alegria. Na ocasião foi celebrada a primeira cerimônia de formatura do Ensino Fundamental na unidade para seis estudantes.

Ângela Francisco, de 56 anos; Josefa Maria da Silva, de 68; Maria Fausta do Nascimento, de 71; Edvalda Silva, de 70; Maria Zuleide Souza Silva, de 65 e Joana Fortunato da Silva, de 62, receberam seus diplomas e já fazem planos para o futuro.

“Quero continuar a estudar e já fiz até minha matrícula para ingressar no Ensino Médio e me formar em pedagogia”, disse a formanda Ângela Francisco, de 56 anos.

45440274545_21a80eb9e7_zDe acordo com a diretora do Cremii, Mayara Conceição do Amaral, três alunas já fizeram matrícula no Ensino Médio para poder dar continuidade aos estudos. “Não tem como ficar triste nessa escola. Sinto-me privilegiada por estar aqui com essas pessoas tão maravilhosas. Aqui sou eu quem aprendo com vocês. E espero que esta seja a primeira de muitas outras conquistas que vocês terão na vida”, parabenizou Mayara.

A coordenadora do Cremii, Sabrina de Andrade Nunes, muito emocionada, explicou a importância que aquele momento tinha para sua vida e na de cada uma das alunas. “Muitas pessoas chegam para matrícula nos contam que estão em busca da realização de um sonho, porque quando mais novos não tiveram oportunidade de estudar. Outras contam que desejam não depender de pessoas para pagar contas, deixar de ser enganadas. São muitas histórias e hoje vocês são vencedoras”, comentou Sabrina, sem conseguir conter as lágrimas.

45629536234_a04875a997_zQuem também não conseguia esconder as lágrimas era a formanda de 65 anos, Maria Zuleide Souza Silva, que estava muito feliz em ter sua família unida neste momento. “Essas lágrimas são de alegria em ter meu filho, netos e nora hoje comigo na realização desse sonho. O caminho não foi fácil. Tiveram dificuldades, calor, chuva, mas aqui tem uma equipe maravilhosa que nos dá total apoio em todos os momentos”, disse.

Conheça o Cremii:

Com um ano de funcionamento, o CREMII oferece aulas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e conta com um espaço preparado e pensado especialmente para oferecer o conforto necessário aos alunos que tem em média, uma faixa etária de 70 anos de idade.

46302136362_d9125fa904_zTodas as salas de aula são climatizadas e as aulas são divididas em dois turnos, manhã e tarde. Os alunos contam também com atividades extras curriculares, proporcionando uma maior integração entre eles. São palestras com profissionais de Saúde, dinâmicas em grupo, espetáculos teatrais, lanches coletivos, bazares, comemoração dos aniversariantes do mês, bailes dançantes, excursões, formação de corais, oficinas de artesanato (pintura em tecido, crochê, corte e costura).

Para se matricular:

As vagas estão disponíveis para novas matrículas. Basta ter mais de 50 anos e vontade de aprender. Para matricular-se é necessário comparecer a secretaria da escola, que fica na Avenida Antônio Gomes, nº 1260, em Ampliação, levando os documentos de RG, CPF, uma foto 3×4, comprovante de residência e certidão de nascimento/casamento, das 8h às 13h (no mês de janeiro).

Por Marcely Figueiredo