Em 19 de dezembro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Alunos do EADI fazem exame de troca de faixa de Taekwondo

45469036685_bba89e6368_zAproximadamente 30 alunos de Taekwondo, do Espaço de Atendimento ao Desenvolvimento Integral (EADI) – Professora Eliane da Silva Barbosa, participaram na noite da última terça-feira (18/12), do exame de troca de faixa da arte marcial. O evento contou ainda com integrantes faixas preta da Liga de Taekwondo de Itaboraí e da Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro, que fizeram apresentações. Além dos pais, responsáveis e amigos, que estiveram presentes, prestigiando os alunos.

O professor da modalidade, o grão mestre faixa preta 7º Dan, Marco Antônio Abreu Ferreira ressaltou sua alegria em ver o acompanhamento dos responsáveis dos alunos, tão importante para o desenvolvimento dos “pequenos”. “As nossas aulas de Taekwondo trabalham primeiramente a mente e depois o corpo. Aqui eles aprendem a ter disciplina, autoconfiança e bom comportamento, além de trabalharmos a técnica”, frisou o professor.

Os alunos fizeram uma apresentação de tudo que aprenderam nas aulas, como golpes, chutes e lutas sem armas. E ainda responderam individualmente questões relacionadas à arte marcial, como por exemplo, onde surgiu, quem trouxe para o Brasil, dentre outros.

46330393082_63a89099fa_zA diretora do EADI, Cleide Bastos, destacou que o exame de faixa marca o encerramento das atividades do Espaço neste ano de 2018, e que retornará em fevereiro de 2019. “Aqui nós estimulamos cada um dentro do seu potencial, e temos muitos alunos com talento para o Taekwondo e outras modalidades. As aulas desta arte marcial são as mais frequentadas, e muitos deles a conheceram aqui. As crianças se esforçam bastante e aprendem a ter disciplina”, disse Cleide.

Emocionada com a troca de faixa do filho, que foi da branca para a amarela, a dona de casa, Nancy Guedes, 58 anos e moradora de Nova Cidade era só alegria ao ver o esforço do filho ser reconhecido. Nancy é mãe de Pedro Henrique de França, 18 anos, que possui Síndrome de Down, e tem algumas limitações, e também uma força de vontade maior ainda.

“O Pedro participa de tudo aqui no EADI e gosta muito daqui. Ele já fez Taekwondo há mais ou menos uns seis anos atrás, mas desistiu. Eu deixei ele escolher o que fazer e depois de um tempo, aqui no EADI ele decidiu voltar novamente. Além do Taekwondo, ele faz Guarda Mirim, com todas as atividades que ela oferece, e ainda é coroinha na Igreja Católica. Ele é um filho maravilhoso, carinho e eu vivo por ele. Muito feliz por mais essa conquista dele, em casa eu ficava treinando com ele, e vejo que deu certo”, disse Nancy, abraçada ao filho, que estava radiante com sua nova faixa.

46381455471_07fe341c9e_zAlém da troca da faixa branca para a amarela, teve ainda da faixa ouro para a laranja, e da verde clara para a verde escura. Todos os alunos receberam suas faixas e certificados.

Taekwondo

É uma arte marcial de origem coreana e tem sido difundido na civilização asiática durante séculos. Com o tempo foi se transformando em um esporte moderno, numa forma de bloquear golpes, chutes e de lutar sem armas. Tae: pé, Kwon: mão e Do: caminho, espírito. O Taekwondo tornou-se não apenas em um dos métodos mais efetivos de defesa pessoal sem armas, mas numa arte, um esporte emocionante e um excelente exercício para manter boas condições físicas. arte, método ou forma de vida.

46381454991_56f3483730_zConheça o EADI:

Em funcionamento desde 1º de Março de 2018, o Espaço de Atendimento ao Desenvolvimento Integral (EADI) – Professora Eliane da Silva Barbosa se constitui como uma proposta educativa que parte da compreensão de uma escola, que baixa seus muros e encontra a cultura e a comunidade em processos permanentes de expansão e criação de territórios educativos. É um órgão integrante do sistema municipal de ensino, mantido pelo poder público, administrado pela Secretaria Municipal de Educação.

A unidade atente hoje 220 alunos de 6 a 14 anos que participam das seguintes atividades: Guarda Mirim, Banda, Ordem Unida, acompanhamento pedagógico, capoeira, taekwondo, inglês, ballet, teatro e música.

45658345124_2a11f9bd93_zAs crianças frequentam o EADI diariamente no contraturno de suas escolas de origem, os componentes da Guarda Mirim são oriundos das escolas da rede municipal. Nas demais atividades, atendem também um percentual de alunos da rede privada e estadual. Desta forma vem proporcionando atividades voltadas para a cultura, arte, esporte e lazer, oportunizando as crianças a vivência da educação em tempo integral com a ampliação de suas oportunidades educativas.

Para fazer parte do EADI:

A renovação das matrículas acontecerá de 28 a 31/01/2019 e as novas matrículas poderão ser feitas a partir de 11/02.

46330391672_e3575150ff_zAs inscrições são destinadas a alunos de 6 a 14 anos de idade e devem  ser realizadas por pais ou responsáveis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no próprio EADI. Para se inscrever é necessário levar as seguintes cópias dos documentos: certidão de nascimento, cartão do SUS, declaração escolar, comprovante de residência, duas fotos 3×4 do aluno e exame que comprove o tipo sanguíneo com fator RH. A ainda RG e CPF dos pais ou responsáveis. Cada candidato poderá se inscrever em até duas modalidades.

O EADI fica localizado na Rua Antônio Pinto, nº 277, Nova Cidade – Itaboraí.

Por Thaís Azevedo