Em 19 de dezembro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí realiza aula inaugural do curso de montagem e manutenção

31442658787_38c69cc02a_zO Núcleo Tecnológico Municipal – NTM por meio da secretaria municipal de Educação e a subsecretaria de Projetos Especiais, realizou na manhã desta quarta-feira (19/12), no telecentro da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, no Centro, a aula inaugural do curso de montagem e manutenção de computadores.  O curso tem como público alvo alunos da rede municipal do 9º ano de ensino regular e 6º ao 9º ano da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

As aulas serão disponibilizadas no Núcleo Tecnológico Municipal – NTM e iniciarão no dia 20 de fevereiro com término em 29 de maio de 2019. As inscrições poderão ser feitas por email: ntm@itaborai.rj.gov.br ou na própria sede da NTM, a partir de hoje.

O curso será presencial, realizado uma vez por semana, com carga horária total de 42 horas, com 14h de aulas teóricas e 28h de práticas. Com a finalidade de possibilitar que os alunos obtenham o conhecimento necessário para compreender e solucionar problemas na montagem e manutenção de microcomputadores, assim realizando uma manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.

31442658977_6d81e58b25_zDurante o curso serão abordados conteúdos básicos de montagem e manutenção de computadores, como noções básicas de eletricidade e eletrônica; história e evolução dos computadores; sistema de numeração; unidades de grandeza na informática; arquitetura dos processadores e barramentos; conhecendo a placa-mãe com suas conexões; memória rom; memória ram; conhecendo as unidades de discos ópticos; placas de vídeo, entre outros.

De acordo com o assessor técnico, Jorge Luís da Fonseca, a oferta do curso trás uma opção para que seja despertado no aluno o interesse ou vocação para formação de um futuro profissional nesta área. “É importante promover a inclusão social e a construção da cidadania do estudante da rede, oportunizando uma formação profissionalizante”, disse Jorge Luis.

O Núcleo Tecnológico Municipal – NTM fica localizado na Praça Marechal Floriano, Centro de Itaboraí.

Por Sabrina Peres