Em 23 de janeiro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí inicia ano letivo com escolas reformadas

Reformas nas escolas (5)O início das aulas nas escolas municipais de Itaboraí começa no próximo dia 6 de fevereiro, conforme o calendário escolar e com mais de 200 dias letivos, como determina a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional. E já nos primeiros dias, os alunos e professores vão se deparar com algumas unidades reformadas e ampliadas.

A Escola Municipal Natércia Rodrigues Rocha, em Jardim Progresso está com as obras de reforma e ampliação quase concluída. Ao todo foram construídas mais três salas, no segundo andar que não tinha antes; plataforma de elevação de acessibilidade; banheiros; pintura geral; parte elétrica e hidráulica e outros.

Em mais uma visita do secretário municipal de Educação, Marcos Dias e as subsecretárias de Gestão e Ensino, Lúcia Helena da Silva Duarte e a de Executiva, Infraestrutura e Administrativa, Márcia Cerqueira nas unidades escolares, o gestor da pasta ressaltou a importância das reformas.

Reformas nas escolas (1)“Na escola Natércia, por exemplo, as obras, iniciadas pelo antigo governo municipal estavam paralisadas há aproximadamente três anos, e os alunos foram alocados em duas unidades alugadas. Com isso, fizemos um grande esforço, por conta de questões financeiras e também para oferecer melhorias aos alunos e servidores”, disse Marcos.

Segundo a diretora da Escola Municipal Natércia Rodrigues Rocha, Geruza Rangel da Silva, a expectativa de conclusão da obra é a melhor possível. “Agora falta pouco. Não vejo a hora de voltar para o nossa escola, com todos os alunos e equipe de trabalho. Todos nós tínhamos que nos dividir em dois, e os pais e alunos estão ansiosos para voltar a frequentar a escola depois da reforma e ampliação”, disse Geruza.

As obras de ampliação na Escola Municipal Nanete Lima Chagas, em Joaquim de Oliveira foram iniciadas em agosto deste ano e já estão com aproximadamente 90% de conclusão. Foram finalizados os emboços, telhados, parte elétrica e hidráulica, pintura do telhado, colocação de pisos e outros. A escola será beneficiada com mais seis salas de aulas para a Educação Infantil, para alunos de 4 e 5 anos. Além de um novo refeitório, cozinha, despensa, banheiros e pátio aberto. Todas as novas salas terão solário (local descoberto reservado ao banho de sol), e três salas terão local para descanso dos pequenos.

Reformas nas escolas (2)O local das obras contemplam aproximadamente 450 metros quadrados, e cada sala possui uma média de 37 metros quadrados. E irá oferecer 240 novas vagas. Atualmente, a Escola Municipal Nanete Lima Chagas conta com 322 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º) e 36 funcionários, nos turnos manhã e tarde. Uma passarela coberta com policarbonato fará a ligação entre as duas construções (antiga e a nova).

Já na Escola Municipal Ângelo Buriche Coutinho está sendo finalizadas as obras que foram iniciadas e paralisadas pela antiga gestão. A unidade passa por reforma completa, incluindo telhado, piso, parte elétrica e outros. E a extinta Escola Municipal Dr. Samuel da Silva Garcia será transformada em Cemei, para atender a demanda e necessidade da localidade. Esta com previsão de início das aulas, no segundo semestre de 2019.

Por Thaís Azevedo