Em 23 de janeiro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Defesa Civil oferece serviço de alerta de risco por SMS

Defesa CivilA Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil vem realizando medidas preventivas de socorro, assistência e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e restabelecer a normalidade social.

Entre estas ações está a plataforma de SMS, para envios de orientações sobre a previsão do tempo, que tem como intuito prevenir e orientar a população sobre os procedimentos, que devem ser tomados em casos de riscos de desastres naturais. O objetivo é informar a população.

“A nova plataforma tem o objetivo de realizar o trabalho de prevenção, por isso é importante que as pessoas façam a adesão ao serviço, para que possam ser avisados. Além de receberem dicas de como proceder em situações adversas”, afirmou o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça.

Desta forma, fornecendo um serviço de alerta por SMS, que atua como reforço na prevenção aos desastres causados por chuvas fortes; aumento do nível de rios e deslizamentos de terra. A sociedade pode se cadastrar enviando uma mensagem diretamente para número 40199 e em seguida responder colocando o CEP do local onde mora. Assim está iniciativa dará maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis, a fim de evitar ocorrências.

Além disso, beneficiará a população fortalecendo ainda mais a cultura de prevenção no município. Vale ressaltar que o telefone de contato 199, funciona 24h, atendendo a toda população em casos de emergências.

Por Sabrina Peres