Em 24 de janeiro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí promove ações de prevenção de riscos

Ações da Defesa Civil (2)Todos os anos são recorrentes as notícias de desastres, como os deslizamentos de terra, alagamentos, inundações, tempestades, entre outros fenômenos naturais, que resultam em sérias repercussões sociais e até mesmo patrimoniais na vida dos cidadãos. Sendo assim a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil tem o objetivo de reduzir este risco e com isso, vem realizando ações de prevenção.

O subsecretário da Defesa Civil, Marlon Pina ressaltou a importância das ações do município. “Prezamos pela prevenção, que representa a primeira fase da gestão de um desastre, englobando um conjunto de ações, visando evitar a ocorrência dos eventos adversos. Pretendemos ainda levar as capacitações para alunos em sala de aula, pois eles são agentes multiplicadores e levam a informação para seus pais, amigos e outros, assim ajudando a ampliar o conhecimento”, afirmou Marlon Pina.

Em Itaboraí, está sendo realizado junto à comunidade palestras e reuniões destinadas a presidentes e líderes comunitários. Visando preparar e informar a respeito das noções básicas sobre desastres naturais, destacando ainda atitudes que devem ser tomadas em situação de risco. E ainda capacitação nas áreas de primeiros socorros, combate a incêndio, pontos de apoio caso haja um desastre e o telefone de contato 199, que funciona 24h, atendendo a toda população em casos de emergências.

Defesa CivilA cidade conta com sete pluviômetros ativos, instalados em pontos estratégicos, que ajudam a prevenir alagamentos. Os aparelhos servem para medir a incidência pluviométrica (chuvas) e depois são enviados ao Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, que analisa e emiti relatórios periódicos destes estudos. A equipe da Defesa Civil em parcerias com outras secretarias vem realizando ainda o trabalho de limpeza de córregos, canais e rios que cortam o município, ajudando a escoar o grande volume de água das chuvas de verão principalmente.

Por Sabrina Peres

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí