Em 25 de janeiro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí realiza capacitação em arboviroses com ênfase em Chikungunya

39906823023_f859cf438f_zA Secretaria Municipal de Saúde, por meio da subsecretaria de Vigilância em Saúde realizou na última quinta-feira (24/01), no auditório da Secretaria, a capacitação em arboviroses, com ênfase em Chikungunya, destinados aos médicos e enfermeiros da rede de Atenção Básica e Policlínicas. O evento organizado pela Vigilância Epidemiológica tem como objetivo ampliar o olhar para a suspeita, diagnóstico e tratamento oportuno, visando à redução de casos graves e óbitos.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Carolina Lima relatou que em 2016 ocorreu uma epidemia de Zika e em 2018 de Chikungunya. Por isso, os profissionais da rede que atendem a população devem estar preparados. “Todos os anos, com o apoio do Núcleo de Educação Permanente – NEPS, nós realizamos a capacitação em Arboviroses, para os profissionais de saúde do município. Ainda mais quando se trata de uma doença nova como a Chikungunya, que demonstrou mudanças nas suas características no momento em que chegou à população brasileira, quando comparada à ocorrência dela em outros países”, afirmou  Carolina.

39906827953_f1dc4bf06e_zConsiderando que, no verão o número de casos suspeitos de aroboviroses aumenta devido ao calor, maior frequência de chuvas e consequentemente, o aumento da população dos mosquitos transmissores, e com isso vem à necessidade de treinamento dos profissionais. O médico infectologista da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Gustavo Magalhães esteve ministrando a palestra sobre arboviroses, abordando temas como a transmissão da doença, diagnóstico, sintomas, formas de tratamento, fluxo, entre outros. Além disso, esteve presente o Núcleo descentralizado de Vigilância em Saúde, da Metropolitana II da Secretaria Estadual de Saúde.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde em Itambi, Ana Paula Paz, esteve presente a palestra e ressaltou a importância dessas capacitações para a rede. “É nestes momentos que podemos ser orientados e preparados para atender a população da melhor forma, em caso de suspeita desta doença”, relatou Ana Paula.

31930324327_20ac18096d_zA Chikungunya é uma doença transmitida pelo Aedes Aegypti, o mesmo mosquito transmissor da Dengue e Zika Vírus. Dentre os sintomas da doença estão à febre, dor articular intensa, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Quem apresentar os sintomas da doença deve procurar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Por Sabrina Peres