Em 28 de janeiro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí realiza ações de Combate e Prevenção a Hanseníase

33029691238_249502737e_zO Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hanseníase é comemorado anualmente no dia 28 de janeiro. A data faz parte do Janeiro Roxo, e pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde junto ao Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS promoveu na manhã desta segunda-feira (28/01), na Praça Alarico Antunes, no Centro, uma ação de divulgação sobre a Hanseníase, para que a população possa ter conhecimento sobre a existência da doença, prevenção e tratamento.

A equipe esteve centralizada em uma tenda onde realizaram a distribuição de panfletos informativos, conversaram com a população e ainda tiraram dúvidas das pessoas que estavam na Praça. De acordo com a fisioterapeuta do Programa de Controle da Hanseníase, Carla Marinho, estas ações são para fortalecer a conscientização da população.

“Estamos em uma área endêmica, onde ocorrem muitos casos. E este trabalho que realizamos nas ruas, é uma forma essencial de passar o conhecimento a todos. A Hanseníase é contagiosa, mas tem cura, por isso é importante às pessoas buscarem o tratamento adequado o quanto antes”, afirmou Carla.

Em Itaboraí, acontece a capacitação dos profissionais da rede com relação à Hanseníase e ainda existe Programa de Controle da Hanseníase onde são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) os medicamentos e a assistência médica necessária aos usuários.

33029691408_eb45b17868_zO que é?

Hanseníase é uma doença provocada por um micróbio (Bacio de Hasen) que se instala na pele e nos nervos. Apresenta normalmente múltiplas manchas na pele e sensibilidade nas mesmas, principalmente nos braços e pernas, nelas não se sentem a diferença entre quente e frio e às vezes nem a sensação de dor.

O diagnóstico da doença é clínico e pode ser complementado pela pesquisa do bacilo na pele. É fundamental que a doença seja reconhecida precocemente e que seja feito o tratamento adequado com a polioquimioterapia (pqt) que leva à cura da doença. Caso o tratamento seja tardio, podem ocorrer sequelas e até incapacidades físicas.

Por Sabrina Peres