Em 29 de janeiro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí: Grupamento de Ronda Escolar (GERE) participa de Seminário

DSC_1582Integrantes do Grupamento de Ronda Escolar (Gere), pertencente a Guarda Municipal de Itaboraí participaram na última quarta-feira (23/01), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), do 2º Seminário de Ronda Escolar, com o tema “Ronda Escolar na Segurança Preventiva: Desafios e Possibilidades”, promovido pela Guarda Municipal de São Gonçalo.

Com carga horária de 9 horas, o seminário teve o intuito de promover a capacitação dos guardas participantes. Dentre os municípios presentes estavam, Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Rio de Janeiro, Iguaba, Mesquita, Mangaratiba, Cabo Frio, Guapimirim e Teresópolis. Na palestra foram abordados temas para combater o racismo institucional e a influência no contexto familiar, medidas para a diminuição dos conflitos escolares e a importância do Grupamento de Ronda Escolar (GERE) nos locais de ensino. Todos receberam certificado de participação.

A guarda municipal e integrante da Gere-Itaboraí, Evelyn Luara Dias destacou a importância do seminário. “Foi importante para a Ronda Escolar, porque conhecimento nunca é demais. E poder estar naquele dia trocando experiências com outras guardas e a Polícia Militar, nos fez enxergar que as dificuldades existem para todas as instituições e não só para Guarda Municipal de Itaboraí. Mesmo com dificuldades não nos falta boa vontade para fazer o trabalho da Ronda Escolar acontecer”, destacou Evelyn Luara.

DSC_1676“É muito importante à integração de nossos guardas municipais com profissionais de outros municípios, pois sabemos que com a troca de conhecimentos estaremos mais preparados para desempenharmos nossas funções com mais eficácia”, disse o comandante da Guarda Municipal de Itaboraí, Alexandre Barbosa.

Sobre o Grupamento:

O GERE-Itaboraí foi criado no ano de 2006, possuindo atualmente cinco integrantes, sendo todos guardas municipais estatutários do município. O Grupamento vem atuando nas escolas públicas de Itaboraí ministrando quatro palestras.

São elas: “Condutores do Futuro”, onde são reunidas as crianças em uma pista criada no ambiente escolar, para falar das funções, regras e respeito no trânsito; “Essa Parada!”,  para adolescentes onde é falado sobre regras gerais de convívio social; “Apresentação da Guarda Municipal”, onde é ensinado sobre o funcionamento dos diversos grupamentos da instituição, trânsito, ambiental, ronda escolar, banda de música. “Ronda Musical”, acontece em dois dias, no primeiro, é falado sobre a diferença de atuação do guarda músico para os guardas dos demais grupamentos, e da função do policial militar. No segundo dia, a Banda de Música da Guarda Municipal de Itaboraí, realiza uma apresentação didática para os alunos.

Por Thaís Azevedo