PMI
PMI
Em 29 de janeiro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí: Grupamento de Ronda Escolar (GERE) participa de Seminário

DSC_1582Integrantes do Grupamento de Ronda Escolar (Gere), pertencente a Guarda Municipal de Itaboraí participaram na última quarta-feira (23/01), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), do 2º Seminário de Ronda Escolar, com o tema “Ronda Escolar na Segurança Preventiva: Desafios e Possibilidades”, promovido pela Guarda Municipal de São Gonçalo.

Com carga horária de 9 horas, o seminário teve o intuito de promover a capacitação dos guardas participantes. Dentre os municípios presentes estavam, Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Rio de Janeiro, Iguaba, Mesquita, Mangaratiba, Cabo Frio, Guapimirim e Teresópolis. Na palestra foram abordados temas para combater o racismo institucional e a influência no contexto familiar, medidas para a diminuição dos conflitos escolares e a importância do Grupamento de Ronda Escolar (GERE) nos locais de ensino. Todos receberam certificado de participação.

A guarda municipal e integrante da Gere-Itaboraí, Evelyn Luara Dias destacou a importância do seminário. “Foi importante para a Ronda Escolar, porque conhecimento nunca é demais. E poder estar naquele dia trocando experiências com outras guardas e a Polícia Militar, nos fez enxergar que as dificuldades existem para todas as instituições e não só para Guarda Municipal de Itaboraí. Mesmo com dificuldades não nos falta boa vontade para fazer o trabalho da Ronda Escolar acontecer”, destacou Evelyn Luara.

DSC_1676“É muito importante à integração de nossos guardas municipais com profissionais de outros municípios, pois sabemos que com a troca de conhecimentos estaremos mais preparados para desempenharmos nossas funções com mais eficácia”, disse o comandante da Guarda Municipal de Itaboraí, Alexandre Barbosa.

Sobre o Grupamento:

O GERE-Itaboraí foi criado no ano de 2006, possuindo atualmente cinco integrantes, sendo todos guardas municipais estatutários do município. O Grupamento vem atuando nas escolas públicas de Itaboraí ministrando quatro palestras.

São elas: “Condutores do Futuro”, onde são reunidas as crianças em uma pista criada no ambiente escolar, para falar das funções, regras e respeito no trânsito; “Essa Parada!”,  para adolescentes onde é falado sobre regras gerais de convívio social; “Apresentação da Guarda Municipal”, onde é ensinado sobre o funcionamento dos diversos grupamentos da instituição, trânsito, ambiental, ronda escolar, banda de música. “Ronda Musical”, acontece em dois dias, no primeiro, é falado sobre a diferença de atuação do guarda músico para os guardas dos demais grupamentos, e da função do policial militar. No segundo dia, a Banda de Música da Guarda Municipal de Itaboraí, realiza uma apresentação didática para os alunos.

Por Thaís Azevedo

LEIA MAIS EM PMI



Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável