Em 1 de fevereiro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí realiza Formação de Gestores com tema “Gestão Democrática na Escola”

31998842577_84fba699be_zA Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou na manhã da última quinta-feira (31/01), no Rotary Club, em Itaboraí a Formação de Gestores com o tema “Gestão Democrática  na Escola”. A ação destinada a diretores e adjuntos da rede municipal de ensino da cidade, teve como objetivo proporcionar uma formação continuada aos profissionais, promovendo assim um ciclo de palestra anual.

A programação contou com apresentação e contação de história da dupla Flávio Valadares e Rodrigo Lobo.  Em seguida a professora de Educação da UFRJ, Daniela Patti ministrou a discussão destacando pontos importantes sobre a gestão democrática nas escolas. Abordou também sobre a história da democratização no Brasil, lei orgânica, projetos de leis, gestão escolar, projetos políticos pedagógicos e políticas públicas.

“Um dos princípios da Educação é a gestão democrática. E o professor é a figura chave para inserir na escola o senso de participação, interação e igualdade. É importante ainda criar espaço de discussão; momentos de palavra livre; tomar as melhores decisões sempre junto ao corpo docente, de forma sempre compartilhada. Penso que formadores de espaços como estes devem buscar sempre realizar formações continuadas e a faculdade também é uma porta aberta”, disse a professora Daniela Patti.

31998840467_7d0d8f4fe7_zAo final da sua fala a professora Daniela Patti, apresentou seu livro “História, políticas e experiências de gestão escolar: o lugar da orientação pedagógica nos sistemas de ensino públicos do Rio de Janeiro”, onde relata parte da compreensão da escola e da atuação da orientação pedagógica como um espaço privilegiado na análise da implementação do Plano Nacional de Educação, principalmente no que diz respeito à gestão democrática da escola.

De acordo com a subsecretária de Gestão e Ensino, Lúcia Helena Duarte, através destes ciclos os educadores podem adquirir mais conhecimento a cerca do tema, além de ter um olhar mais apurado para organização e gestão escolar.

Itaboraí conta com aproximadamente 110 diretores e adjuntos. Pensando nisto os ciclos de debates acontecerão ao longo de 2019, tendo ainda três encontros próximos, sendo o último na UFRJ. Assim, proporcionado aos gestores uma proximidade maior com a Universidade, que estará sempre de portas abertas para recebê-los.

Por Sabrina Peres