Em 13 de fevereiro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura entrega obras de reforma e ampliação de escola em Joaquim de Oliveira

IMG_2236Com muita alegria, o novo secretário municipal de Educação, Osório de Souza, juntamente com seu antecessor, Marcos Dias, entregou na tarde da última  terça-feira (12/02), as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Nanete Lima Chagas, no bairro Joaquim de Oliveira.

“Este é um momento muito especial, fico feliz em poder entregar uma escola de qualidade para a comunidade e atendendo todas as normas e exigências do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, para assim melhor atender os nossos alunos. Isso só prova que o trabalho que é desenvolvido em Itaboraí é focado e comprometido. Queremos fazer muito mais pela educação”, disse o secretário.

IMG_2272As obras tiveram início no mês de agosto de 2018. No local foram construídas seis novas salas destinadas a Educação Infantil, para alunos de 3 e 5 anos. Também foram construídos um novo refeitório, cozinha, despensa, banheiros e pátio aberto. Todas as novas salas possuem solário, com um espaço reservado para o banho de sol.

O local das obras contempla aproximadamente 450 metros quadrados e cada sala possui, em média, 37 metros quadrados. Com o novo espaço, a parte antiga da escola pôde ter seus ambientes aproveitados para a criação de um espaço destinado especialmente aos professores, almoxarifado e mais uma sala de aula. Totalizando 13 salas de aula, com 14 turmas de Ensino Fundamental e 12 turmas de Educação Infantil, nos turnos manhã e tarde. Passando atender de 300 alunos a 450 depois de sua ampliação. A unidade também conta com 36 funcionários.

IMG_2234“Minha filha estuda aqui no Nanete e não tenho nada que reclamar. Quando me mudei há um ano consegui a vaga muito rápido, pertinho de casa e aqui todos são muito comprometidos. Minha filha gosta muito das professoras, o ensino é bom. Gostamos muito”, comentou Quelvi Leão de Souza, moradora de Joaquim de Oliveira, mãe da aluna Maria Luiza, de 5 anos.

A Escola Municipal Nanete Lima Chagas, está localizada na Rua Ambrozina Roza Pinto, s/nº. A unidade recebeu esse nome em homenagem a uma mulher que lutou por melhorias no bairro Joaquim de Oliveira. A senhora Nanete foi funcionária dos Correios e ao aposentar-se, participou ativamente da associação de moradores do bairro. E como uma das diretoras dedicou-se ao trabalho social, favorecendo aos mais necessitados com campanhas e programas sociais. Nanete também lutou pela construção de uma escola no bairro, mas infelizmente faleceu antes dos inícios das obras.

IMG_2238“Meu sincero agradecimento a Prefeitura de Itaboraí pela iniciativa e agora o nosso compromisso é zelar por este espaço. Inauguramos hoje uma nova Nanete. Um local de comprometimento, empatia, dignidade e respeito”, agradeceu a diretora Célia Maria da Fonseca.

Prestigiaram a entrega das obras os secretários municipais de Governo e chefe de Gabinete, Jorge Antônio Silva; de Administração, Edvaldo Mendonça Daumas; de Desenvolvimento Social, Leonidas Souza; de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado; o Procurador Dr. Antônio José Dias e a presidente do Itaprevi, Andréia Daumas. E ainda os vereadores Joana Lage, Geremias Gomes, Bil, Eneas, Agnaldo Coutinho, Sandro Construforte e Roberto Costa.

Por Marcely Figueiredo