Em 13 de fevereiro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Técnicos de Itaboraí participam de capacitação de formulário de Cadastro Único

IMG_0400Entre os dias 12 e 15 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou uma capacitação para técnicos municipais, que são entrevistadores do formulário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Oito técnicos que atuam no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do Bolsa Família e da coordenadoria da Proteção Social Básica do município participaram juntamente com técnicos de outros seis municípios da região. O encontro acontece na sede da Organização dos Advogados do Brasil – OAB, no Centro. As instruções ficaram a cargo das assessoras técnicas estaduais Raquel Carvalho e Stephanie Barreto.

IMG_0378A capacitação Formulários do Cadastro Único é voltada para a formação de entrevistadores responsáveis pela coleta de informação. É um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

“É com muita alegria e satisfação que sediamos essa capacitação, que é de grande relevância no atendimento, beneficiando assim nossos usuários”, disse a gestora do Sistema Único de Assistência Social, Dra. Sabrina Salles.

IMG_0388No final do treinamento, todos os técnicos passarão ainda por uma avaliação, além de dinâmicas e debates em grupo.

Sobre o Cadastro Único:

É a porta de entrada não apenas para a Bolsa Família, que é o principal programa de transferência de renda do Brasil, mas para diversos outros programas e também para outros programas e outras políticas voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social.

Por Marcely Figueiredo