Em 8 de março de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Ceam realiza o acolhimento de mulheres em situação de violência

40355211633_b3c15201da_zNeste dia 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher e é importante lembrar que a violência contra a mulher, por muitas vezes vai além da agressão física, podendo ocorrer também na classificação psicológica/ emocional, de gênero, patrimonial e moral sexual. Por isso é imprescindível prestar atenção nos sinais.

Em Itaboraí, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que funciona por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é um equipamento que promove todo o acolhimento e identificação das demandas de mulheres em situação de violência, oferecendo atendimento psicossocial e orientação jurídica. Assim assegurando também o fortalecimento autoestima e autonomia das vítimas.

A coordenadora do Ceam, Naila Márcia de Freitas relata que nos últimos anos a violência contra a mulher tem crescido e se tornando assunto público, onde qualquer mulher independente de raça, idade, cor ou classe social pode estar sujeita. “O medo, a dúvida e a vergonha são alguns dos fatores para o silêncio da vítima. Mas não podem se calar, no Ceam mantemos todo o sigilo e nos preocupamos em melhor atender e prestar o encaminhamento necessário, para que seja quebrado o ciclo de violência”, afirmou Naila.

40355211583_d3b2c3b9c1_zO Ceam desenvolve ainda ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e também articula serviços da rede de atendimento, em especial nas áreas da saúde, educação, assistência social, segurança pública e justiça. Durante o ano de 2018 foram registradas no Ceam mais de 300 mulheres atendidas. É importante destacar que as vítimas podem ligar para o número 180 e denunciar.

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) fica localizado na Travessa Agenor Castro dos Santos, nº45 – Centro, Itaboraí,  e funciona nos horário de 8h às 17h. Telefone para contato: (21) 99513-7975.

Por Sabrina Peres