Em 13 de março de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Hospital de Itaboraí tira alvará de funcionamento para receber mais recursos financeiros

DSC00010Depois de funcionar por 27 anos sem o alvará de licenciamento sanitário, o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Itaboraí, foi regularizado e agora encontra-se dentro das normas e critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a certificação aconteceu neste ano de 2019, após meses de espera, depois de ter dado entrada na documentação para a regularização da unidade hospitalar, que vinha funcionando de forma irregular desde sua inauguração no ano de 1992.

45027864044_40102d98ec_zDe acordo com o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, sérios problemas relacionados às condições básicas de funcionamento e algumas deficiências de estrutura podem ter relação com a falta da regularização. Ele explica que sem o alvará para funcionamento a unidade deixa de receber recursos do Ministério da Saúde e Governo Estadual para serem aplicados e assim, o local possa realizar um melhor atendimento a população.

“Assim que assumi como secretário de Saúde identifiquei esta irregularidade e prontamente corri atrás de documentações para poder legalizar o Leal Júnior. Não podemos continuar a deixar de receber verbas para melhorar cada vez mais nosso hospital. A população depende dele e merece um bom atendimento”, comentou Júlio César. Ele ressalta que, infelizmente, este é um processo um pouco demorado, mas que Itaboraí conquistou a documentação e em breve sentirá os impactos dos benefícios.

8593546362_3749ee5f9a_z“A dificuldade que muitas vezes passamos no hospital não é falta de vontade, irresponsabilidade ou incapacidade. Na verdade é o resultado de uma situação histórica que vem impactando na nossa realidade”, completou Júlio.

De acordo com levantamento realizado pela Saúde municipal, pela falta de licenciamento sanitário o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior já deixou de receber 50 milhões.

Conheça o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior

44167984134_b931a997f8_zLocalizado no bairro de Nancilândia, a unidade atende urgência e emergência, realiza cirurgias e consultas médicas. Dispõe de um Centro de Tratamento e Terapia Intensiva – CTI, com 10 leitos.

Por Marcely Figueiredo e Sabrina Peres