Em 29 de março de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeito Dr. Sadinoel participa de cerimônia de retorno da sede da Justiça Federal em Itaboraí

46771426904_5a0dcf164f_zApós cinco anos de ausência no município, a Subseção Judiciária retorna a Itaboraí, na competência territorial, que abrange ainda os municípios de Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Na tarde desta sexta-feira (29/03), o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza participou da solenidade de inauguração das novas instalações da Subseção, localizada na Avenida Amélia Saraiva, nº 99, Centro, no 4º e 5º andares.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel, destacou sua felicidade em presenciar o retorno da Justiça Federal no município. E comentou que a Subseção funcionava em Niterói, o que ocasionava dificuldades de ida para os advogados e principalmente para os jurisdicionados.

“Muito dos jurisdicionados não sabiam como chegar até a Subseção ou até menos não tinham condições financeiras. A saída desta Subseção da cidade foi algo que nunca deveria ter ocorrido, e um dos meus compromissos com o município, ajudar no retorno da Subseção, tão importante para os advogados e jurisdicionados. A Justiça Federal foi e é a minha casa”, comentou Dr. Sadinoel ressaltando ainda o empenho do ex-presidente OAB de Itaboraí, Jocivaldo Lopes e o atual presidente, Lauro de Mattos, que assumiu em janeiro deste ano, para o retorno da Subseção.

47442126422_4571aeeec8_zPara o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o desembargador André Fontes, hoje foi consertado um dano que nunca deveria ter acontecido com Itaboraí. “Desde o início do nosso mandato tínhamos ciência deste desafio, que era retornar com a Subseção Judiciária para este município. Espero que se perpetue aqui e que nunca mais saia de Itaboraí”, disse o presidente destacando o empenho do prefeito de Itaboraí, essencial para este retorno.

Esta iniciativa tem o intuito de oferecer instalações físicas modernizadas, visando a uma prestação jurisdicional de melhor qualidade para os cidadãos deste município. O prédio foi projetado para atender com funcionalidade e conforto magistrados, servidores e usuários.

O 4º andar do prédio conta com a 1ª Vara Federal de Itaboraí, com as salas,  administrativa, distribuição, OAB, oficiais de Justiça e protocolo. Já o 5º andar conta com a 2ª Vara Federal de Itaboraí, com sala para conciliação, periciais judiciais e videoconferência.

47442126302_06e2f867c6_zO evento contou ainda com a presença do juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Itaboraí, Dr. André Correa Figueira; o procurador da República, Dr. Leonardo Almeida Côrtes de Carvalho; o tenente coronel e comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar, Marcello Henrique Ferreira Guimarães; a vereadora Joana Lage; o representante legal dos proprietários do imóvel, André Luiz Santos; o presidente da OAB de Itaboraí, Lauro de Mattos Júnior; o diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, o juiz federal Osair Victor de Oliveira Júnior e o juiz federal Erick Navarro. Além de magistrados federais e estaduais; membros dos poderes executivo e legislativos; procuradores, promotores e defensores; autoridades militares; advogados; representantes de empresas; servidores e outros.

Por Thaís Azevedo