PMI
PMI
Em 30 de março de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeito Dr. Sadinoel reinaugura Praça de Venda das Pedras

 46776680024_c7858b071f_zApós anos, a população de Itaboraí ganhou neste sábado (30/03), a revitalização da Praça Pedro Antônio Novaes, mais conhecida como Praça de Venda das Pedras. E ainda a inauguração da Quadra Esportiva Cidimar Gabriel de Souza, no mesmo local. Os moradores ganharam uma nova Praça, com brinquedos, espaço de convivência e aparelhos de ginástica para a terceira idade, além de melhorias na infraestrutura.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, destacou sua satisfação em entregar um equipamento de lazer à população. E agradeceu toda equipe da Prefeitura, pelo empenho de trabalhar 24 horas por dia para entregar um local que o povo merece.

 “Um agradecimento especial, aos deputados federais Altineu Côrtes, Soraya Santos, Sóstenes Cavalvante e Rodrigo Maia, que nos ajudaram a não perder o recurso desta obra. E também ao ex-deputado federal Francisco Floriano, por esta emenda parlamentar destinada a Itaboraí. Isso é só o começo, muito mais está por vir. Já foram 26 ruas asfaltadas em Apollo, outras em Aldeia da Prata, merenda escolar de qualidade, salários dos servidores em dia e muito mais. Juntos vamos transformar nossa cidade”, disse o chefe do Executivo.

 32558221257_7df5e63c0f_zCentenas de pessoas participaram da solenidade, que contou com serviços e brincadeiras gratuitas, como informações dos programas Minha Casa Minha Vida  Bolsa Família. E ainda doCentro de Referência de Assistência Social de Itaboraí (Cras), do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

 O evento contou com oficinas de pintura, escultura em balão, distribuição de brindes infantis, capoeira do Eadi, capoterapia e aferição de pressão arterial. Os participantes dos 10 núcleos do Pelc (Programa de Esporte e Lazer na Cidade) no município estiveram presentes, com capoeira, futebol, ginástica e zumba. E muitos brinquedos e guloseimas para a criançada, como tobogã inflável, pula pula, touro mecânico, pipoca, algodão doce e água.

Estreando a Quadra, um amistoso foi promovido, para meninos de até 12 anos, como os times da cidade, Pelc de Venda das Pedras, Pedro Santana, Unindo Forças, Projeto Creia, Escolinha do Tio Caio, Cosmo, Asa Branca. Cada jogo com dois tempos de 15 minutos, e ao final os participantes receberam squeeze.

 46776678994_4fd04768c7_zIrmão do patrono da Quadra, Aluízio Gabriel de Souza era só emoção com a homenagem prestada ao Cidimar, que morreu aos 27 anos, de infarto fulminante, numa partida de futebol, no campo do América, no Andaraí – Rio de Janeiro. “Meu irmão morreu fazendo o que amava, jogando bola, em 1985. É uma satisfação muito grande ver o seu nome eternizado nesta quadra. Obrigado prefeito, Dr. Sadinoel pelo presente”, falou Aluízio emocionado,

O secretário municipal de Serviços Públicos, Clóvis Raimundo Thomé, ressaltou as obras que estão acontecendo no município, como as quadras de Marambaia, Aldeia da Prata e Sambaetiba, Praça CEUs e a Praça da Feira. Além das obras de pavimentação em Aldeia da Prata, Três Pontes, Nova Cidade e outras localidades.

“Quero agradecer ao prefeito pela confiança e a equipe do Serviços Públicos, que fica nos bastidores e que trabalharam incansavelmente nesta Praça, para entrega-la linda como está. Esta revitalização iniciou e foi paralisada ainda na antiga gestão, e nós nos prontificamos a continuar e finalizar as obras. Aqui será um espaço de integração, onde poderão ocorrer campeonatos de futebol, atividades físicas, ponto de encontro, dentre outras ações”, destacou o secretário.
46776677454_8f783705b2_zMorador de Itaboraí desde que nasceu, há 56 anos, o funcionário público Waldemir Nunes fez questão de ir prestigiar o evento e elogiou a nova Praça. “Eu vi esta Praça ser construída e inaugurada em 1998 e tenho muitas boas recordações. Mas durante um tempo ela ficou abandonada, e vê-la linda novamente é uma alegria. Amo a minha cidade e qualquer melhoria eu gosto de prestigiar”, comentou Waldemir.

“Gostei muito da iniciativa, o trabalho ficou bem bonito. Moro em Itaboraí, mas não sabia que a cidade tinha um local tão legal de lazer e que bom a Prefeitura ter tido a iniciativa de reformar e fazer essa quadra, incentivando a prática do esporte e o bem-estar”, disse a enfermeira Dnéia Oliveira, 59 anos e moradora de Jardim Imperial.

 Moradora de São Gonçalo, Michele Oliveira, 37 anos, estava acompanhando o filho de 8 anos, no amistoso de futebol e comentou sobre o local. “Queria que o prefeito da minha cidade tivesse uma iniciativa como essa. Investir em saúde, educação é importante, mas o lazer não pode ficar esquecido. Agora as pessoas tem um espaço novo e bonito para se exercitar e praticar esportes. Fiquei encantada”, frisou Michele.

46776677884_9dd3db4def_zA Praça Pedro Antônio Novaes conta com uma área total de quase 4 mil² e com o intuito de potencializar o seu uso foi implantada uma quadra de grama sintética, cercada por alambrado, iluminação apropriada para campos, arquibancada na lateral, equipamentos e demarcações para a realização da modalidade esportiva.

O local tem um playground, com gangorra, balanço duplo, escorrega e gaiola e sua área é revestida com grama sintética. A academia ao ar livre, conta com os seguintes equipamentos: esquis duplos, simuladores de caminhada, pressão de perna, remadas sentadas e rotação vertical.

A Praça também possui mesas de xadrez em concreto, bancos em concreto e em madeira, erecebeu nova iluminação, com modelos de LED; um novo visual paisagístico e jardinagem. A Prefeitura de Itaboraí também trabalhou na restauração de rede de esgoto e caixas do local, no reparo do meio fio e na recuperação do asfalto e calçadas. O chafariz foi desativado definitivamente e no local foi instaurada uma área para apresentação de capoeira.

46776680534_f2a044c47c_zO evento contou ainda com a presença da Banda da Guarda Municipal e dos secretários municipais, de Governo e chefe de Gabinete, Jorge Antônio Silva; de Segurança e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça; de Habitação e Políticas Sociais, Mônica Virgilio; de Educação, Osório de Souza; de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado; de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Leonidas Souza; de Desenvolvimento Social, Estevan Assis e do procurador e controlador geral do Município, Dr. Antônio Dias e Joaquim Gama, respectivamente. Além dos vereadores Elber Correa, Agnaldo Coutinho, Joana Lage, César, Bil, Eneas e Marcelo Lopes. Familiares e amigos dos saudosos homenageados Pedro Antônio Novaes e Cidimar Gabriel de Souza. E ainda servidores municipais e comunidade.

Por Thaís Azevedo

LEIA MAIS EM PMI



Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável