Em 1 de abril de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí realiza cursos rurais gratuitos

47494980391_82ec037a67_zA Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e o Sindicato Rural da cidade realizou no mês de março duas modalidades de cursos rurais gratuitos,  visando a  qualificação e geração de renda aos trabalhadores.

O instrutor e engenheiro florestal, Júlio Cesar Correa, relatou a importância destes cursos. “A legislação exige o treinamento. E outra, o operador deve prezar por sua segurança e dos outros. É imprescindível que o usuário seja devidamente orientado para exercer atividade, tanto o trabalhador quanto o agricultor precisa fazer este treinamento”, disse o instrutor.

As aulas foram de Roçadeira e Motosserra e abordaram assuntos relacionados com a operação e manutenção dos equipamentos. E também foram destacados alguns princípios fundamentais, como as normas de segurança de trabalho em máquinas e equipamentos, a NR-12; a segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária silvicultura, exploração florestal e aquicultura, a NR-31; dentre outras e ainda o uso de equipamento de proteção individual e o coletivo.

33618164398_419aa8fd83_zAo todo, foram três dias de capacitação em cada curso, com carga horária de 8h diárias, divididas em teoria, manutenção e mecanização. Os alunos puderam interagir com as aulas realizando perguntas e tirando dúvidas, formando assim momentos de troca de experiências. Todos os participantes receberam certificados ao final do curso.

O participante do curso de motosserra, Maurino Miranda já trabalha há alguns anos nesta área e quando surgiu à oportunidade decidiu se qualificar mais.  “Aprendi bastante nestes dias. Temos que aprender e conhecer mais sobre o equipamento que trabalhamos e suas regulamentações, para assim mantermos a valorização do nosso trabalho e fazer o melhor. É preciso ficar atentos com relação às áreas de segurança estipulada, pois muitos curiosos passam e crianças também, tanto nos serviços urbanos quanto nos rurais”, ressaltou Maurino.

Por Sabrina Peres