PMI
PMI
Em 2 de abril de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo

47521603241_8271ff8f73_zEm comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira, 2 de abril, a Clínica-Escola do Autista, instituição gerida pela Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Educação e de Saúde, promoveu na última segunda-feira (01/04), no Colégio Adventista, a palestra “Autismo e as possibilidades de desenvolvimento”, pela jornalista Fátima de Kwant. O evento gratuito foi destinado a mães de autistas, professores, mediadores, funcionários da Prefeitura e público em geral.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza agradeceu ao Colégio Adventista, por ceder o espaço e ser tão parceiro da Prefeitura e aos profissionais da Clínica-Escola do Autista, por realizar um trabalho de excelência com os alunos-pacientes e seus pais e responsáveis.

“Nosso objetivo é multiplicar este equipamento tão importante na cidade, e criar um novo polo em Manilha, para atender mais pessoas no município. Parabéns também a Berenice Piana, por lutar pelos autistas”, disse o chefe do Executivo.

32579106807_db0fed071b_zO secretário municipal de Educação, Osório de Souza, destacou a importância do evento, com a contribuição para a inclusão social. “Vejo o quanto vocês são e estão empenhados. Os autistas são diferentes e nós também”, disse o secretário.

No encontro também foi comemorado os cinco anos de existência da primeira clínica-escola pública do Brasil a se especializar no trato de crianças, adolescentes e adultos autistas, a Clínica-Escola do Autista de Itaboraí.

Berenice Piana, co-autora da lei 12.764, sancionada em 28 de dezembro de 2012, que leva seu nome instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA) falou sobre sua alegria em ver a Clínica-Escola completando cinco anos de existência.

“É uma emoção como se fosse os cinco anos do meu filho. É algo que sinto que está dando certo e se expandindo pelo Brasil. Eu ando por diversas cidades pelo país, para disseminar as informações sobre o autismo e as pessoas ficam espantadas quando eu falo do prefeito de Itaboraí, quando digo o quanto ele tem lidado com carinho pelo caso dos autistas, como é envolvido pela causa”, disse Berenice.

47521604771_09773a7017_zBerenice é mãe de três filhos, sendo o caçula autista, o que lhe motivou à luta em defesa das pessoas com esse transtorno. Por conta disso, ela idealizou a primeira clínica escola do Autista do Brasil, implantada em Itaboraí, em 1º de abril de 2014. Além de participar da criação de leis em defesa do autista em vários municípios e estados brasileiros.

A palestrante, Fátima de Kwant é correspondente do Projeto Autimates na Holanda e disseminadora de informação sobre o autismo na Europa. Fátima contou ser mãe de três filhos adultos e o mais novo, Edinho tem autismo, hoje com 22 anos e na universidade. Após o diagnóstico do filho, ela se viu num mundo totalmente novo, assustador no início e libertador depois de 22 anos. Com isso, decidiu se aprofundar no autismo e ajudar outras pessoas.

“O Edinho me inspirou a fazer este trabalho e mudou a minha vida em todos os sentidos. Um furacão literalmente, mas algo maravilhoso, e que me fez enxergar o mundo com mais amor. Autismo não é uma doença, é um transtorno. A confiança do autista é o bem mais precioso da face da terra. Se você tem essa confiança, você tem um presente de Deus”, disse Fátima elogiando a forma como a Berenice é tratada em Itaboraí e a referência da Clínica-Escola do Autista, reconhecida mundialmente.

46606126935_0f3e6bd43d_zNa palestra foram abordados o diagnóstico, tratamento/terapia, escolarização, possibilidades infinitas do autista e a teoria de MAS1P. Nesta teoria consta o atraso e aceleramento, aleatórios, no desenvolvimento; identificação do problema; identificação da idade cronológica e identificação da idade mental/ comportamento (para cada situação). Além da importância dos pais e exemplos de autistas pelo mundo.

Para o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, a Clínica-Escola do Autista foi colocada no cadastro nacional de estabelecimento de saúde, com o intuito de ampliar e buscar recursos para manter-se. “Atualmente a Clínica-Escola se mantém praticamente com recursos próprios, e este projeto visa buscar recursos financeiros em outras esferas, como, o Governo Federal”, frisou Júlio César.

“As pessoas devem se conscientizar que o Autismo não é uma doença e sim uma condição neurológica e a Clínica-Escola do Autista em todos esses anos tem desenvolvido um trabalho de capacitação, ajuda e acolhimento aos pais e alunos com o transtorno. E contando a todo o momento com uma equipe de excelência, que desempenha o papel de facilitador de aprendizagem, proporcionando aos nossos alunos-pacientes meios de serem inseridos na sociedade. Os autistas merecem respeito, aceitação, confiança e amor”, disse a diretora da Clínica-Escola, Márcia Novis.

47468879332_26dc36476a_zAtualmente a instituição conta com quase 200 alunos-pacientes, a partir dos dois anos de idades, residentes de Itaboraí, e outros municípios. Com um tratamento multidisciplinar, o projeto público pioneiro visa à integração de crianças e adolescentes autistas ao ensino regular, oferecidos por profissionais especializados no tema.

Atenta a palestra, a estudante de Pedagogia, Liliane Mendonça, 33 anos falou da vontade de se aprofundar no assunto. “A palestra ficou com um gostinho de quero mais. É um tema interessante e que pretendo me especializar”, disse a moradora de Saquarema.

A Clínica-Escola do Autista conta com pedagogas especializadas em autismo, terapeutas ocupacionais, psicólogas, fisioterapeutas, psicopedagogas, nutricionistas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, neuropediatra e arte terapeuta. Além de diretora, coordenadora pedagógica e de disciplina, recepcionista e serviços gerais. E fica localizada na Rua Comandante Ari Parreiras, nº 327, em Venda das Pedras – Itaboraí. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Por Thaís Azevedo

LEIA MAIS EM PMI



Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável