PMI
PMI
Em 3 de abril de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Casa de Cultura recupera documentos do Arquivo Nacional

33646927628_c3b93fcce0_zA Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, gerida pela Prefeitura de Itaboraí, recebeu na última terça-feira (02/04), diversos documentos relacionados ao acervo de Marieta Alberto Torres, que estava há cerca de 20 anos, no Arquivo Nacional, localizado na cidade do Rio de Janeiro, sem o devido registro. O material faz parte das pesquisas sobre a genealogia das famílias itaboraienses.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Osório de Souza, relatou que a volta destes documentos poderão proporcionar um grande atrativo turístico cultural para aquecer a economia local. “Estamos reunindo o máximo de documentos históricos para apresentar a sociedade de Itaboraí, ao Estado e ao Brasil e porque não dizer ao mundo. São informações históricas que certamente será um atrativo para pesquisadores e diversos alunos. É importante agradecer a guerreira, Aurora Ribeiro, que está na Casa de Cultura há 40 anos e ao entusiasta Sérgio Espírito Santo, responsáveis por este resgate”, frisou o secretário.

32581293887_f8d921fa99_zDe acordo com a diretora de Patrimônio, Acervo e Exposições, Aurora Ribeiro, que também foi à mediadora desde processo de retorno da documentação para Casa de Cultura, este material que foi encontrado no Arquivo Nacional inclui os registros de óbitos, casamento e batismos, inclusive de negros escravizados, da população de Itaboraí. Durante a estadia do acervo no Arquivo Nacional, o material passou por procedimentos de restauração, acompanhado pela própria Aurora e também foram digitalizados. “É uma honra ter estes documento de volta a nossa Casa de Cultura, fico bem feliz. Pude identificar os manuscritos através de um curso de restauração de documentos no Arquivo Nacional que participei”, relatou a diretora da Casa de Cultura.

Vale lembrar, que este ano a Feira do Livro, que acontece anualmente na cidade, homenageará a Heloísa Alberto Torres e ela também será umas das personagens abordadas na Olimpíada de História de Itaboraí.  Heloísa Alberto Torres, juntamente com sua irmã Marieta Alberto Torres, foram grandes pesquisadoras da história das famílias de Itaboraí. Adquiriram a casa com o intuito de trazer o acervo da família desejando ajudar o município a desenvolver parte cultural. Hoje, parte desta coleção está sendo digitalizada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Por Sabrina Peres

LEIA MAIS EM PMI



Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável