Em 8 de abril de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaprevi realiza inscrições para eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal

POST_ITAPREV_ELEICAO_2019O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi) realiza até esta sexta-feira (12/04), das 10h às 15h, na sede da autarquia, as inscrições da eleição para a escolha dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, que acontecerá no dia 02 de maio, das 8h às 17h, no Esporte Clube Comercial.

Os conselheiros eleitos terão o mandato de dois anos, de maio de 2019 a maio de 2021, e assumirão os deveres e responsabilidades da função. Cada Conselho terá três titulares e três suplentes escolhidos por eleição e dois titulares e suplentes indicados pelo chefe do Poder Executivo. O suplente assume a vaga do titular no caso de faltas, desistência, problemas de saúde, entre outros.

Cada Conselho terá três vagas disponíveis para titulares, e mais três vagas para suplentes. Sendo um servidor ativo e um suplente, ocupantes de cargo efetivo no município há pelo menos seis anos; um servidor ativo e um suplente da Câmara Municipal de Vereadores há pelo menos seis anos e um aposentado e um suplente.

Para se candidatar, basta comparecer a sede do Itaprevi, com a seguinte documentação: original e cópia do CPF e comprovação de que ocupa cargo efetivo no município de Itaboraí há pelo menos seis anos, podendo ser contracheque, preferencialmente ou portaria de nomeação. E ainda certidão negativa de antecedentes criminais (estadual e federal). No dia da eleição, todos os servidores efetivos ativos e inativos estarão aptos a votar, e devem apresentar somente um documento original de identificação oficial, com foto e legível.

Não poderão ser candidatos os servidores que estejam suspensos, em estágio probatório, cedidos a outros entes da Federação, e os licenciados para concorrer a mandado eletivo. Além de pessoas que possuam antecedentes criminais.

Os concorrentes no ato da inscrição devem indicar o seu suplente, pois será feito uma chapa, onde a numeração será divulgada após as inscrições. E se quiser, também pode inscrever um fiscal, para que possa acompanhar a votação no dia da eleição.

A Comissão Eleitoral acredita que o número de participantes da eleição será maior do que em 2017. Vale ressaltar que os conselheiros que estão no cargo desde 2017 podem tentar a recondução, visto que a lei permite uma prorrogação.

Dentre as atribuições dos membros do Conselho Fiscal está a de fiscalizar a administração financeira e contábil do Instituto; examinar as prestações de contas dos servidores responsáveis por bens e valores da autarquia e proceder à verificação de caixa, quando entender oportuno.

Já para o Conselho de Administração, as atribuições são estabelecer políticas básicas do Instituto, visando a realização de seus objetivos; acompanhar as estratégias de investimentos; deliberar sobre a prestação de contas e os relatórios de execução orçamentária; garantir pleno acesso das informações referentes à gestão do Regime aos segurados e dependentes e outras.

Itaprevi fica localizado na Rua São João, nº 110, Centro de Itaboraí. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone: (21) 3785-6600.

Por Thaís Azevedo