Em 10 de abril de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí: Biblioteca recebe exposição de alunos da Clínica-Escola do Autista

Pintura para exposiçãoNa próxima segunda-feira (15/04), às 15h, a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, no Centro, abre a exposição “Mãos que brilham”, dos alunos na Clínica-Escola do Autista, em Itaboraí, instituição gerida pela Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Educação e Saúde.

Ao todo serão 20 quadros pequenos, que foram confeccionados por 20 alunos-pacientes, com auxílio das profissionais da Clínica-Escola, a terapeuta funcional e a arte terapeuta. As pinturas foram feitas com tinta guache e cada aluno pintou o que quis.

No mesmo dia da abertura da exposição acontecerá uma roda de conversa, com o tema “A importância da alimentação saudável”, com a equipe de nutrição da Clínica-Escola do Autista.

Para a diretora da Clínica-Escola do Autista, Márcia Novis, a arte contribui em vários aspectos no desenvolvimento cognitivo do autista. As atividades lúdicas e de ordem projetiva auxiliam no relaxamento, no desenvolvimento global, expressão, concentração e a interação com meio ambiente e o meio social.

“Este é o mais novo projeto da Clínica-Escola, trabalhar a arte terapia em grupos, com os jovens e adolescentes, criando um ambiente de integração e socialização entre os mesmos”, frisou Márcia.

Pintura para exposição 2A exposição faz parte do projeto “Arte em toda parte”, que valoriza a produção de arte local e coloca à disposição um espaço para os artistas apresentarem seus trabalhos. O objetivo é dar oportunidade aos talentos locais para exporem suas obras.

A exposição tem visitação gratuita até o dia 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, Centro – Itaboraí.

Por Thaís Azevedo