Em 11 de abril de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí: Escola utiliza Esporte como instrumento de Educação

46807547984_82215a82c2_zIntegração entre Esporte e Educação. Essas são algumas das ferramentas que fizeram a Escola Municipal Gastão Dias de Oliveira, em Cabuis – Cabuçu ter a melhor nota do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, no município, no ano de 2017, nas séries iniciais (4ª série/5º ano). Esta avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Para o diretor da unidade escolar, Mário Ventura um dos fatores importantes, que contribuíram para a boa nota no Ideb é a criação de atrativos, tornando assim, a escola mais prazerosa para os alunos. “Aqui nós fazemos várias atividades extraclasse, como, festival de poesias, olimpíadas interna, atividades esportivas no contraturno, mostra de talentos e outros. Além do projeto de criar o hábito da leitura”, destacou o gestor.

Ainda segundo o diretor, a escola tem se esforçado e intensificado os estudos para se manter e melhorar ainda mais a nota do Ideb deste ano, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que substituirá a Prova Brasil. “A meta da escola para o ano de 2017 era de 5.1 e atingimos 6.0. Nós já ultrapassamos a meta de 2021, que é de 5.7. Nosso objetivo é avançar ainda mais na qualidade do ensino para refletir nas avaliações nacionais”, destacou Mário.

47478445512_57c8d9595f_zO secretário municipal de Educação, Osório de Souza, frisou que a escola Gastão Dias demonstra o comprometimento com o ensino que vai além dos muros da escola, promovendo várias atividades complementares. Assim, tornando a escola muito atrativa para os alunos.

“A união de toda comunidade escolar em prol da qualidade do ensino ofertada se refletiu no resultado do Ideb. A escola está de parabéns, são exemplos assim que devem ser seguidos”, disse o secretário.

Por conta dos resultados positivos, neste ano letivo, a escola repetiu seu Projeto Político Pedagógico (PPP) de 2018, o “Gastão construindo sonhos e apontando desafios”. O projeto foi reformulado e visa promover a perspectiva do aluno, seu futuro, sonhos, realidade e importância dos estudos.

Dentre os projetos existentes na escola, estão, o Festival de Poesias, que é trabalhado desde o início do ano letivo, sobre os autores homenageados na Feira do Livro da cidade, com os alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. O festival conta com equipe julgadora e premiação para as melhores poesias e intérpretes. Outra ação é a Mostra de Talentos, que acontece há mais de cinco anos, e é a oportunidade dos alunos mostrarem seus talentos na dança, música, teatro, capoeira e outros.

E ainda as Olimpíadas Internas, com vôlei, futsal e handebol. Nos jogos as equipes são formadas por alunos de diferentes salas, para haver uma maior integração. E 46807547594_0fa6b58bf3_zsão divididas em equipes, torcidas e bandeiras. A Olimpíada acontece no mês de julho e todos recebem medalhas. Além das atividades esportivas, que acontecem no contraturno das aulas, as segundas e terças-feiras, nas modalidades de vôlei, futsal, handebol e xadrez. A escola também possui uma sala de leitura, com objetivo de incentivar o aluno a ler.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Angélica de Azevedo Vieira, a gestão da escola é democrática e escuta todos os lados, tanto dos professores quanto dos alunos e pais. “Somos a família Gastão, e os pais e responsáveis estão entendendo a importância da participação deles junto à escola”, frisou a coordenadora.

Em relação ao Saeb, que acontecerá este ano, a escola vem se preparando para alcançar números maiores. Assim, trabalhando em cima dos conteúdos, mas ligando ao referencial curricular do município. E ainda realizando simulados com os alunos, como, por exemplo, a marcação do cartão resposta. 47478445342_de901e1d42_zAlém da contextualização em cada disciplina, ligando a realidade do aluno para melhor entendimento.

Professora há 30 anos na unidade escolar, Geiza Luiza Torres Silva, atualmente é docente na turma do 5º, e também deu aula para o 5º em 2017. Ela ressalta seu trabalho em parceria com a professora Rosilei Soares, que hoje se encontra em outra escola do município.

“Fiquei extremamente feliz com o resultado da avaliação de 2017, o reconhecimento de um trabalho feito em parceria e com o apoio e aprendizado dos estudantes. Cada ano são alunos diferentes, outras realidades e histórias, mas acredito que esses alunos farão uma boa prova este ano, pois estão se desenvolvendo bem. Estou trabalhando os conteúdos de fixação, para manter e ainda melhorar a nota do 5º para este ano”, destacou Geiza.

Aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, Mélani Campos Carvalho, diz estar se preparando para a avaliação nacional, o Saeb. “Estudo nesta escola há 46807547814_e3d238e1ce_zquatro anos e gosto muito daqui. Ela tem um espaço bom, tenho muitos amigos e a professora é muito legal, inclusive não fica passando só dever no quadro”, disse Mélani, que gosta de ler e escrever.

Inaugurada no ano de 1967, atualmente a Escola Municipal Gastão Dias de Oliveira, em Cabuis – Cabuçu possui 240 alunos, divididos entre Educação Infantil, 1º segmento (1º ao 5º ano) e 2º segmento (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e aproximadamente 50 funcionários. E ainda seis salas de aula, sala de professores, secretaria, direção, sala de recursos, sala de audiovisual, sala de leitura, coordenação, almoxarifado, cozinha, despensa, refeitório, banheiros, parquinho, pátio coberto e descoberto.

Por Thaís Azevedo